O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, a UFU - Universidade Federal de Uberlândia e o IT - Instituto de Telecomunicações assinaram um acordo para atuação conjunta entre Brasil e Portugal em projetos de inovação a partir de janeiro de 2022. As frentes de trabalho serão voltadas principalmente para temas relacionados a soluções digitais, 5G, redes e telecom, computação quântica, inteligência artificial, entre outros.

A parceria une a iniciativa privada com instituições públicas científicas renomadas no país e no exterior para agilizar a iniciação de novos projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento), promover a troca de tecnologias e experiências entre profissionais, além de facilitar o compartilhamento de recursos humanos e espaços físicos (laboratórios de pesquisas).

Instalado em Aveiro, em Portugal, o Instituto de Telecomunicações é uma entidade privada constituída por nove instituições de pesquisa e desenvolvimento nas áreas das telecomunicações. A UFU é, por sua vez, uma universidade referência em tecnologia, laboratórios e pesquisadores também direcionados à TI e telecom, atuando na coordenação do projeto “BRASIL5G and Beyond” e com participação no projeto Brasil 6G, ambos financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, a UFU participa do Fórum 5G Brasil e em projetos de colaboração internacional nesta área.

Com sede em Uberlândia, MG, e filiais em São Paulo e Recife, o Brain é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que promove o desenvolvimento de soluções disruptivas por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, mantendo um grupo de pesquisadores dedicados especificamente às atividades de P&D. A partir da Algar Telecom, o Brain também oferece aos parceiros acesso ao mercado, com uma base de clientes para aplicação prática de testes e pesquisas.

“O Brain, sendo um centro de inovação em negócios digitais, tem buscado se aliar a grandes referências no Brasil e no mundo para ter uma ampla visão sobre as novas tecnologias e as possibilidades trazidas por elas, algo essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A união com essas instituições, que se complementam por terem linhas de pesquisa muito semelhantes, acontece com esse objetivo e busca somar o know how do Brasil e de Portugal para acelerar projetos”, explica Zaima Milazzo (foto), presidente do Brain.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024