O Brain, centro de inovação e negócios digitais fundado pela Algar Telecom, a UFU - Universidade Federal de Uberlândia e o IT - Instituto de Telecomunicações assinaram um acordo para atuação conjunta entre Brasil e Portugal em projetos de inovação a partir de janeiro de 2022. As frentes de trabalho serão voltadas principalmente para temas relacionados a soluções digitais, 5G, redes e telecom, computação quântica, inteligência artificial, entre outros.

A parceria une a iniciativa privada com instituições públicas científicas renomadas no país e no exterior para agilizar a iniciação de novos projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento), promover a troca de tecnologias e experiências entre profissionais, além de facilitar o compartilhamento de recursos humanos e espaços físicos (laboratórios de pesquisas).

Instalado em Aveiro, em Portugal, o Instituto de Telecomunicações é uma entidade privada constituída por nove instituições de pesquisa e desenvolvimento nas áreas das telecomunicações. A UFU é, por sua vez, uma universidade referência em tecnologia, laboratórios e pesquisadores também direcionados à TI e telecom, atuando na coordenação do projeto “BRASIL5G and Beyond” e com participação no projeto Brasil 6G, ambos financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, a UFU participa do Fórum 5G Brasil e em projetos de colaboração internacional nesta área.

Com sede em Uberlândia, MG, e filiais em São Paulo e Recife, o Brain é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que promove o desenvolvimento de soluções disruptivas por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas, mantendo um grupo de pesquisadores dedicados especificamente às atividades de P&D. A partir da Algar Telecom, o Brain também oferece aos parceiros acesso ao mercado, com uma base de clientes para aplicação prática de testes e pesquisas.

“O Brain, sendo um centro de inovação em negócios digitais, tem buscado se aliar a grandes referências no Brasil e no mundo para ter uma ampla visão sobre as novas tecnologias e as possibilidades trazidas por elas, algo essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A união com essas instituições, que se complementam por terem linhas de pesquisa muito semelhantes, acontece com esse objetivo e busca somar o know how do Brasil e de Portugal para acelerar projetos”, explica Zaima Milazzo (foto), presidente do Brain.



Mais Notícias RTI



Supermicro apresenta nova linha de soluções para infraestruturas de data center

Solução combina computação, rede, energia, resfriamento, software de gestão e serviços especializados.

19/10/2025


Prodest aumenta capacidade da rede de fibra óptica do governo do Estado do Espírito Santo

Rede governamental conta com mais de 1000 pontos ativados.

19/10/2025