Para realizar a rastreabilidade e a gestão de estoques de forma inteligente e precisa, o Grupo Guararapes, do qual a Riachuelo faz parte, buscou um parceiro para implementar a tecnologia de RFID - Identificação por Radiofrequência em seus produtos. A escolhida para dar vida ao projeto foi a Mozaiko, empresa de analytics do Grupo Stefanini, que integra dados em tempo real para simplificar e otimizar processos do varejo e logística.

A solução RFID da Mozaiko possibilita o rastreamento das peças durante toda a cadeia de produção, desde a fábrica até a loja, trazendo como vantagem o controle sobre as quantidades e a localização dos artigos. “A marca busca a precisão de informações sobre a quantidade e a localização dos produtos em cada ponto da cadeia de suprimentos, desde a fabricação nas unidades fabris do Grupo Guararapes, localizadas em Natal, RN, e Fortaleza, CE, passando por seus vários centros de distribuição em Guarulhos, SP, Natal, RN, e Manaus, AM, chegando às atuais 343 lojas Riachuelo no país”, conta George Millard, CEO da Mozaiko.

O processo de implementação começou na fábrica de Natal, em junho do ano passado, com controle de expedição por RFID de toda a produção. Em setembro, avançou para os próximos estágios, possibilitando o controle dos itens fabricados. “O grande desafio de um projeto de tecnologia como esse é o engajamento dos times internos no movimento de mudança cultural. No final, não basta alterar os processos e adotar super tecnologias se as pessoas não estiverem ‘a bordo’ dessa transformação de mindset. Por isso, estamos colocando a devida importância nesse ponto, com bastante treinamento e engajamento dos profissionais da Riachuelo para o sucesso da implantação”, explica o CEO da Mozaiko.

A solução contratada agrega os módulos Logística e Varejo da Mozaiko, permitindo o controle da cadeia de suprimentos e a gestão de inventário, mas com a possibilidade de adicionar outros serviços, como o de provadores inteligentes, que permitem que o usuário consiga ver de dentro da cabine, através de uma tela, a disponibilidade de cores, tamanhos e a quantidade de peças presentes na loja e, a partir de um clique, solicitar o item a um vendedor.

“A partir da implementação da solução de RFID para fazer a gestão logística, uma série de oportunidades se abrem, focadas, inclusive, na melhora da experiência do cliente, com a utilização de provadores inteligentes, sistemas de automação dos pontos de venda (PDVs), touchless payment (pagamento sem contato), entre outros recursos. Optar pelo uso da RFID é o primeiro passo rumo a um futuro mais tecnológico e dinâmico, que possibilita melhores resultados financeiros para a marca”, finaliza Millard. 
 



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