O Conselho Diretor da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações aprovou, no dia 25 de novembro, a realização de consulta pública para reavaliar a regulamentação sobre uso de Bloqueadores de Sinais de Radiocomunicações (BSR). As contribuições serão recebidas por 45 dias.

O novo regulamento substituirá a norma de uso de bloqueadores, aprovada pela Resolução nº 308/2002, que limita a utilização desses equipamentos aos estabelecimentos penitenciários formalmente designados pelo Ministério da Justiça.

A proposta busca avaliar o uso de bloqueadores por outras instituições, ampliando seu escopo para demais autoridades competentes, atendendo o pleito de diversos órgãos de segurança pública e defesa nacional.

O Ministério da Defesa, as Forças Armadas, o Ministério da Justiça, as polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, Civil, Militar e Penais e o Corpo de Bombeiro Militar foram alguns dos órgãos apontados pelo conselheiro relator, Moisés Moreira, como potenciais usuários de BSRs.

Poderão constituir áreas de bloqueio: estabelecimentos penitenciários, portos e aeroportos, áreas de segurança pública ou militares, locais de interesse temporário de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.

A utilização de bloqueadores é um assunto de alta sensibilidade, em todo o mundo, devido ao potencial de interferência nos serviços regularmente autorizados.

De acordo com a proposta da Anatel, permanecerá proibida a utilização de bloqueadores por pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado, ainda que sejam empresas públicas ou sociedades de economia mista e suas subsidiárias.

O uso de bloqueadores sem anuência da Agência ou em área de bloqueio diferente da permitida está previsto na Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9472/1997) e configura atividade clandestina de telecomunicações, crime com pena de dois a quatro anos de detenção.

A Anatel manterá um cadastro atualizado de bloqueadores cuja operação foi autorizada e uma ferramenta tecnológica será implementada para registrar suas operações.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025