Uberlândia, MG, e Campo Grande, MS, foram as cidades que se destacaram na edição deste ano do Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes, divulgado pela Conexis Brasil Digital e pela Abrintel - Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações.

Uberlândia (foto) foi a primeira colocada no ranking geral, acumulando também a liderança com o Ranking de Cidades Amigas da Internet, anunciado em setembro. Campo Grande, por sua vez, foi a capital de estado mais bem colocada, ocupando a segunda posição no ranking geral.

Elaborado pela consultoria Teleco, o Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avalia, entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, aqueles que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão, utilizando os meios digitais, como Internet e celular.

São considerados serviços utilizados diretamente pelo cidadão nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde, educação e meio ambiente. O ranking permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.

Durante a live Diálogos Conexis, em que o ranking 2021 foi anunciado, o presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, destacou que a premiação reflete o reconhecimento a gestões municipais inovadoras e amigáveis ao desenvolvimento da infraestrutura da conectividade. “Uberlândia e Campo Grande são exemplos do que as cidades podem fazer em prol do 5G e do cidadão”, afirmou.

Ao comentar os resultados do ranking, o presidente da Teleco, Eduardo Tude, salientou o grande crescimento constatado na oferta de serviços digitais nas cidades, principalmente os relacionados às áreas de educação e saúde. “A quantidade de serviços inteligentes nas cidades cresceu, mas a maior parte ainda tem dificuldade de reportar a sua utilização, principalmente as que possuem poucos serviços”, afirmou o executivo.

Luciano Stutz, presidente da Abrintel, reiterou a necessidade de atualização das legislações municipais, elemento indispensável para a expansão da conectividade móvel. “Apenas durante a pandemia, o acesso à internet possibilitou que mais de 11 milhões de pessoas fossem incluídas na economia digital e aumentassem sua renda familiar”, comentou.

O ranking completo pode ser acessado no link: https://conexis.org.br/fique-antenado/

 



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025