As companhias de telefonia e Internet que atuam no Nordeste estão ganhando mais espaço para trabalhar junto aos governos estaduais e municipais e empresas concessionárias de serviços públicos. A partir de uma ação em Recife, PE, representantes do setor iniciam ações para melhorar a prestação dos serviços e criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento das telecomunicações, inicialmente tratando de um tema que será estratégico para a implantação do 5G no país: o compartilhamento dos postes que sustentam redes de fibra óptica, cabos para distribuição de energia elétrica e iluminação, além de antenas de telecom.

Esta ação será realizada pela TelComp, uma associação que representa mais de 70 operadoras de telecom competitivas e que já vem participando de decisões regulatórias estratégicas em âmbito nacional, como na análise da venda da Oi Móvel pela Anatel e pelo Cade. A associação acaba de revisar sua missão institucional, dando foco ainda maior à articulação com agentes regulatórios nacionais e regionais, fortalecendo o apoio às empresas no momento em que se inicia a implantação do 5G no Brasil.

Integrante do Conselho de Administração da TelComp, o empresário Rui Gomes, CEO da Um Telecom e anfitrião desta primeira atividade regional, avalia como extremamente positiva para as empresas de telecomunicações do Nordeste esta nova configuração da entidade e sua maior regionalização. “A região Nordeste tem sido uma das que mais crescem no fornecimento de serviços de Internet, mas precisamos que nossa representatividade se intensifique para termos uma infraestrutura adequada e um ambiente de desenvolvimento, para oferecermos serviços de Internet e telefonia cada vez melhores e mais acessíveis à população”, diz.

Com sua atuação em âmbito nacional agora ampliada, a TelComp terá comitês, especialmente de infraestrutura, que auxiliarão as empresas de telecomunicações associadas em temas como coordenação de obras compartilhadas, relacionamento institucional com prefeituras e governos estaduais, detentores de “direito de passagem” em rodovias e ferrovias, além de distribuidoras de energia elétrica.

“O Nordeste vem se destacando no setor, sendo da região uma das empresas a participar, com êxito, do leilão de frequências do 5G, além de contar com estruturas estratégicas para as telecomunicações de todo o país como o hub de cabos submarinos e o Porto Digital, em Fortaleza, ou o Ponto de Troca de Tráfego em Recife. Além de ter muitos provedores regionais de Internet, empresas de telefonia móvel e uma invejável rede de cabos de fibra óptica que conecta todas as cidades do estado, o que mais do que justifica intensificarmos nossa atuação junto aos governos e outras empresas que tenham intersecção com o setor de telecom”, finaliza Luiz Henrique Barbosa, presidente da TelComp.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024