Para garantir máximo desempenho e operação ininterrupta de seu sistema ERP em todos os países onde mantém operações, a CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, com sede em Araxá, MG, empresa especializada na produção e comercialização de produtos de nióbio, optou por uma infraestrutura virtualizada, com dois data centers sincronizados, de modo que o data center secundário assuma as funções do primário de maneira transparente em caso de qualquer tipo de falha.

Presente em mais de 50 países, a CBMM foi a primeira a adotar o sistema ERP - Enterprise Resource Planning SAP no Brasil utilizando dados baseados no banco HANA. Mas, com o passar do tempo, a empresa cresceu e as tecnologias evoluíram.

Dentro do projeto de migrar para o novo sistema S/4HANA viu-se a necessidade de aprimorar a infraestrutura para assegurar mais estabilidade e desempenho, uma vez que equipamentos no final de sua vida útil podem apresentar falhas ocasionais e deixar processos como fluxos de vendas e gestão de estoques, entre outros, paralisados por horas.

João Paulo Wolf, CEO da Hype Solutions, empresa responsável pela implementação do projeto com a parceria da TD Synnex, destaca que o grande desafio era manter como base a tecnologia Cisco e o sistema SUSE Linux já utilizados na CBMM, “criando uma infraestrutura homogênea que garantisse mais estabilidade, performance e, principalmente, mais proteção a falhas, capaz de oferecer recuperação rápida e automática no caso de acontecerem”.

Além disso, era preciso manter sempre operações 24x7, pois a CBMM está presente em todos os continentes. Toda a infraestrutura de TI fica no Brasil, com escritórios e subsidiárias em Cingapura, nos Países Baixos, na Suíça, na China e nos Estados Unidos.

A Hype Solutions desenvolveu o projeto baseado em uma solução de infraestrutura convergente FlashStack (Cisco + Pure Storage), com virtualização VMware, pronta para receber o cluster de alta disponibilidade de SAP HANA, utilizando o sistema operacional SUSE Linux Enterprise for SAP Apps.

Desse modo, formou-se um cluster entre os dois data centers da companhia, fisicamente separados, permitindo que o sistema ERP permaneça sempre ativo, mesmo que um deles esteja inoperante. Assim, caso algum dos servidores primários apresente uma falha, em segundos um servidor atuando como secundário passa a ser o principal.

“Com a implementação do projeto, tarefas de recuperação de falhas do HANA que antes duravam horas para serem concluídas e geravam paradas sensíveis para os usuários agora são realizadas em questões de minutos, e de forma imperceptível para eles”, diz Daniel Martins, gerente de Tecnologia da Informação da CBMM.

Já o analista de infraestrutura Rodrigo Fernandes conta que a mudança para o novo ambiente foi claramente percebida pelos usuários da empresa. “De Minas Gerais a Cingapura todos sentiram as melhorias, os sistemas fluindo melhor, possibilitando mais agilidade nas tarefas do dia a dia”, afirma.

Outro benefício foi a capacidade de compressão e deduplicação de dados proporcionados pela Pure Storage, que multiplica, na prática, o storage dos equipamentos adquiridos pela CBMM. “No início do projeto eu pensava em adquirir uma capacidade de armazenamento de 20 Terabytes. No final, comprei 10. E estou usando o equivalente a 100 pela capacidade de compressão e de deduplicação oferecida”, destaca Fernandes.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024