A GammaK, empresa brasileira com sede em São Paulo, atua no fornecimento de produtos ópticos de alta performance. Fundada em 2019, a companhia teve início pelas mãos de um engenheiro de redes norte-americano. Na época, os fatores que levaram o profissional para a empreitada foram a busca por peças mais confiáveis e melhores prazos de entrega.

“Grande parte dos funcionários da GammaK atuaram em uma grande fabricante de transceivers norte-americana, por isso costumamos dizer que acabamos sendo um desdobramento dela. Nossos engenheiros e técnicos fizeram treinamentos com os profissionais dessa empresa em sua sede nos Estados Unidos, para aplicar as codificações necessárias, bem como oferecer garantia e suporte técnico local. Depois de algumas mudanças administrativas, demos sequência na empreitada e hoje nos apresentamos como GammaK”, recorda o diretor de operações e logística Luís Henrique Gonçalves.

A entrega, por sinal, é apontada como um dos principais diferenciais. Os equipamentos são fabricados por um parceiro em Shenzen, na China, e importados para o Brasil. Em solo brasileiro, são codificados em laboratório próprio para plataformas como Cisco e Huawei. Segundo o diretor, a chegada dos dispositivos costuma levar de 7 a 10 dias. “As entregas são bem rápidas. Trabalhamos com prazos de um dia para capitais via frete aéreo e 2 a 3 dias para cidades do interior”, diz.

O portfólio da GammaK é composto por transceivers ópticos, soluções DWDM, GPON para OLTs e diversos tipos de cabos. No caso dos transceivers, carro-chefe da empresa, os dispositivos são comercializados em velocidades de 1, 10, 25, 40 e 100 Gbit/s para distâncias até 160 km. Já a tecnologia DWDM passiva é voltada para 4, 8, 16 e 32 canais, ocupa no máximo 2U sem alimentação externa e com frequências capazes de alcançar até 100 km.

“O DWDM passivo permite a um provedor começar com 10 Gbit/s e ir subindo gradativamente. Muitas empresas comercializam tecnologias com alcance de até 80 km. A nossa talvez seja uma das únicas no mercado que vá até 100 km”, afirma Gonçalves.

A GammaK conta com clientes em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amapá. Entre os seus consumidores figuram provedores como Altarede, Sumicity, Valenet e USE Telecom. “Estamos com mais de 50 clientes espalhados pelo Brasil. Nossa homologação técnica de qualidade, sem nenhum caso de RMA até hoje, aliada à velocidade de entrega e garantia de cinco anos, são os principais diferenciais da marca”, ressalta o diretor.

No primeiro semestre de 2021, a empresa obteve um crescimento de 121% em relação ao mesmo período de 2020. Em agosto, a GammaK passou a disponibilizar transceivers ópticos com velocidades de 200 e 400 Gbit/s.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024