Como extensão das iniciativas internas que já estava conduzindo para coleta e tratamento de produtos eletroeletrônicos ao final de sua vida útil, a Schneider Electric, empresa global de transformação digital e gerenciamento e automação de energia, aderiu à Green Eletron, gestora de logística reversa, a fim de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e diretrizes globais para a economia circular.

A parceria engloba a coleta de uma gama específica de  materiais, dimmers e UPS, para descarte em um dos quase 7 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas pertencentes à Green Eletron, que garante confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais. Dessa forma, ambas as organizações ajudam a evitar a contaminação de solos e recursos hídricos com os metais presentes em equipamentos eletrônicos e pilhas descartados de maneira incorreta.

“Considerando a eficiência e viabilidade econômica proporcionadas pela Green Eletron, acreditamos que aderir a um sistema coletivo coordenado pela associação dos fabricantes amplia o impacto gerado, racionalizando custos e criando uma atratividade maior para todo o ecossistema de coleta e tratamento”, comenta João Carlos Salgueiro, gerente sênior de Sustentabilidade da Schneider Electric para a América do Sul.

Além da parceria com a Green Electron, a Schneider Electric também conta com o Programa Green Premium, que visa o desenvolvimento de produtos aplicando EcoDesign para reduzir a pegada ecológica, a utilização de materiais primários e privilegiar a produtividade energética; a criação de produtos que possam ter sua vida útil estendida em detrimento da obsolescência programada; e transparência e cumprimento das regulações ambientais.

“Temos a ambição de, até 2025, ter 80% da receita oriunda de produtos Green Premium, aumentar em 50% a utilização de materiais reciclados e/ou renováveis na composição de nossos produtos e ampliar em 50% nossa produtividade energética. Portanto, a logística reversa é a última etapa para fechar o ciclo virtuoso criado por esse programa”, afirma Salgueiro.

 



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025