Como extensão das iniciativas internas que já estava conduzindo para coleta e tratamento de produtos eletroeletrônicos ao final de sua vida útil, a Schneider Electric, empresa global de transformação digital e gerenciamento e automação de energia, aderiu à Green Eletron, gestora de logística reversa, a fim de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e diretrizes globais para a economia circular.

A parceria engloba a coleta de uma gama específica de  materiais, dimmers e UPS, para descarte em um dos quase 7 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas pertencentes à Green Eletron, que garante confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais. Dessa forma, ambas as organizações ajudam a evitar a contaminação de solos e recursos hídricos com os metais presentes em equipamentos eletrônicos e pilhas descartados de maneira incorreta.

“Considerando a eficiência e viabilidade econômica proporcionadas pela Green Eletron, acreditamos que aderir a um sistema coletivo coordenado pela associação dos fabricantes amplia o impacto gerado, racionalizando custos e criando uma atratividade maior para todo o ecossistema de coleta e tratamento”, comenta João Carlos Salgueiro, gerente sênior de Sustentabilidade da Schneider Electric para a América do Sul.

Além da parceria com a Green Electron, a Schneider Electric também conta com o Programa Green Premium, que visa o desenvolvimento de produtos aplicando EcoDesign para reduzir a pegada ecológica, a utilização de materiais primários e privilegiar a produtividade energética; a criação de produtos que possam ter sua vida útil estendida em detrimento da obsolescência programada; e transparência e cumprimento das regulações ambientais.

“Temos a ambição de, até 2025, ter 80% da receita oriunda de produtos Green Premium, aumentar em 50% a utilização de materiais reciclados e/ou renováveis na composição de nossos produtos e ampliar em 50% nossa produtividade energética. Portanto, a logística reversa é a última etapa para fechar o ciclo virtuoso criado por esse programa”, afirma Salgueiro.

 



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024