Com o crescente interesse pelas redes neutras e oportunidades de compartilhamento de infraestrutura, os proprietários de fibra óptica têm um novo mercado a explorar. Mas como gerenciar, de forma dinâmica, confiável e segura, uma operação que envolve diversos parceiros, variáveis e condições comerciais em cima dos mesmos ativos?

A Devoz, empresa nacional especializada em software de documentação de FTTH, de Florianópolis, SC, desenvolveu uma solução que preserva a neutralidade do início ao fim do processo e gerencia o principal ativo em jogo: as portas de fibra. Batizado com o nome de OZneutral, o software está em teste em dois provedores do Sul e deverá ser lançado comercialmente até o final do ano.

Segundo Rodrigo Kautzmann, CEO da Devoz, as ferramentas existentes não fazem a gestão completa da rede neutra. “As soluções são pulverizadas em cada uma das etapas. O OZneutral reúne todas as funções em uma plataforma única”, diz.

Com a solução, o detentor da rede terá a certeza de que cada porta estará disponível e funcionando quando ativada pelo parceiro. “Conhecemos bem as limitações nas documentações de redes. O provedor sabe que há portas livres em uma caixa, mas raramente quais são”, diz.

O OZneutral oferece os recursos de locação das portas (com ferramenta de mapa de rede); provisionamento; instalação; e resolução de conflitos (com ferramenta de tíquetes). Ao usar o software, o proprietário da rede pode ter melhor administração das regras do negócio, com informações atualizadas das reservas, uso e devolução, delimitação de área; número de portas disponíveis; quando se inicia e encerra a cobrança pelo recurso; por quanto tempo uma reserva é válida; e as regras de desempenho para parceiros. “A detentora da rede mantém o controle mesmo quando a operação não é sua, além de garantir o sigilo de informações entre contratantes”, diz.

De acordo com o CEO, o assunto não se encerra no momento da venda ou ativação de um cliente final. “A rede deve manter-se utilizável e confiável por um longo tempo. Deve sobreviver a vários operadores e clientes. E tudo isso deve funcionar tanto de forma isolada como automatizada e integrada”, finaliza.





Mais Notícias RTI



MCD Telecom aluga portas ópticas para provedores por R$ 20 o assinante

40 provedores no entorno de Brasília estão usando a rede neutra.

27/09/2021


Edge data centers é tema de próximo webinar da RTI

Live apresentará as aplicações de estruturas em contêiner, edge e mini data centers.

27/09/2021


SmartLabs fornece plataforma OTT na Città Telecom

Solução será usada nos set-top boxes dos clientes e usuários de mobile.

27/09/2021