A Qualcomm Technologies, Inc., a Qualcomm Technologies International Ltd. e a Intelbras firmaram um acordo no qual irão colaborar para a produção do CPE - Customer Premise Equipment 5G utilizando a plataforma Qualcomm 5G FWA - Fixed Wireless Access de 2ª geração, com o sistema Snapdragon X62 5G Modem-RF e soluções de Wi-Fi 6 e 6E da Qualcomm.

A iniciativa visa suprir a demanda de operadoras e provedores de Internet em um momento importante em que a iminência do leilão das frequências para o 5G aumenta a necessidade de desenvolvimento do ecossistema de dispositivos 5G e Wi-Fi 6.

Com o acordo plurianual, a Intelbras deverá ser a empresa brasileira a avançar em direção ao desenvolvimento local de soluções baseadas no SDX 62 e também à integração na cadeia mundial de produção do 5G, tornando o Brasil parte importante do setor produtivo para a quinta geração de conectividade.

A Intelbras, com as soluções da Qualcomm Technologies, produzirá soluções 5G FWA, que fornecerá conectividade de alta qualidade, velocidade e latência semelhantes à fibra óptica, sem a necessidade de cabeamento e instalação na última milha. A tecnologia 5G FWA vem sendo chamada de Fiber Through the Air (Fibra pelo Ar), a qual proporcionará a oferta de serviços avançados para residências e escritórios como, por exemplo, streaming de vídeo em 4k/8k, dispositivos de IoT - Internet das Coisas, jogos online com baixíssima latência, aplicações de realidade virtual, entre outros. Os produtos deverão estar disponíveis a partir de 2022.

“A Intelbras tem alta capacidade técnica de desenvolver e fabricar produtos de qualidade. Nossa marca tem presença em 98% dos municípios brasileiros e somos reconhecidos pelo amplo atendimento ao cliente”, explica Altair Silvestri, CEO da Intelbras. “Temos um relacionamento longo e próximo com os provedores de Internet e operadoras de telefonia, essas são características próprias que vão permitir que a empresa facilite a pulverização das tecnologias Wi-Fi e 5G no país”, complementa o executivo. A novidade também beneficiará os usuários corporativos, que poderão contar com uma rede de maior capacidade e velocidade, além de aumentar a eficiência e permitir que os pontos de acesso suportem mais clientes em ambientes de alta densidade.

“Com a decisão da Anatel de exigir o Release 16 nas implementações das redes 5G, produtos como smartphones, hotspots e CPEs FWA precisam suportar o modo 5G standalone para atender aos requisitos das PPPs e das grandes operadoras de telefonia”, diz Luiz Tonisi, vice-presidente da Qualcomm Serviços de Telecomunicações e presidente da Qualcomm América Latina.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024