O temor de um apagão no segundo semestre de 2021 fez disparar a procura por grupos geradores de energia elétrica, principalmente em setores como o da construção civil, indústria alimentícia, saúde, tecnologia, condomínios residenciais e agronegócio.
Movidos a diesel ou a gás, os equipamentos entram como backup no fornecimento de energia, garantindo, assim, autonomia energética às empresas e prestadoras de serviços. A Stemac, especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, registrou um aumento de 35% em demandas nos últimos dois meses.
Em 28 de maio último, parte do Brasil ficou sem energia por conta de um problema causado pela usina de Belo Monte. Além disso, com a chegada de um período seco mais rigoroso, a agência reguladora do setor precisou acionar a bandeira vermelha patamar 2, uma vez que o cenário de reservatórios reduzidos desfavorece a produção de energia pelas hidrelétricas.
“A demanda já mostrava tendência de alta, associada às necessidades de reforço das operações em setores que não pararam durante a pandemia, como hospitais, indústria alimentícia e data centers. Mas a busca por geradores se intensificou recentemente, num movimento semelhante ao assistido na crise energética de 2001”, explica Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac.
“Em momentos assim, as empresas e consumidores em geral anseiam por soluções energéticas mais eficientes, seguras e que ajudem a reduzir despesas”, complementa o executivo.
Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados, a Stemac oferece acompanhamento no projeto, fabricação, instalação, peças e serviços.
A fábrica da Stemac em Goiás tem uma capacidade produtiva de 15 mil unidades por ano e hoje opera com folga, com uma média de 3500 grupos geradores vendidos por ano. Diante das dificuldades enfrentadas por toda a indústria com a falta de matéria-prima e componentes, a companhia está montando planos de contingência com a cadeia de fornecedores.
A Stemac também fechou uma parceria com a Santander Financiamentos para oferecer linhas de crédito fáceis e ágeis para atender à alta demanda por energia elétrica segura. O benefício está disponível para todas as empresas com mais de um ano de vida, após análise de crédito.
Mais Notícias RTI
Há 13,4 GW em pedidos no MME para conexão até 2038 na transmissão e 1,7 GW na distribuição em São Paulo.
01/07/2025
Colaboração prevê a adoção de tecnologias de análise e automação da Anlix para aprimorar a gestão da experiência dos clientes da operadora.
01/07/2025
Mina está localizada em uma região de difícil acesso e sem sinal de operadoras móveis.
01/07/2025