Executado pela Comba Telecom, empresa global de infraestrutura e soluções para telefonia móvel, o projeto de modernização da rede de telecomunicações que o MetrôRio vem desenvolvendo em parceria com as quatro operadoras deve entrar na etapa final das obras da fase três nos próximos meses. O projeto foi dividido em quatro fases e tem previsão de conclusão até julho de 2022.

Ao todo, serão cerca de 35 km com conexão por fibra óptica, interligando, por meio de DAS - Sistema de Antenas Distribuídas, as 26 estações, galerias e túneis das linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca. O sistema vai melhorar a cobertura e a qualidade do sinal de celular e Internet 4G.

A terceira fase do projeto contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. A expectativa é que a implantação do sistema nesse trecho do metrô esteja concluída no segundo semestre de 2021. As duas primeiras etapas, que já estão com o serviço disponível, cobrem o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado. Já a fase quatro abrange a rota entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico.

Para a implantação do DAS, a Comba Telecom, que responde desde o serviço de consultoria, projeto de engenharia, fornecimento do sistema até a execução das obras civis, teve de refazer toda a infraestrutura, começando do zero. “Hoje, nas estações do metrô, cada operadora tem o seu próprio equipamento, o seu cabo e sua antena, o que causa muitos problemas de transmissão do sinal”, explica Omar Wahed, gerente de projetos da Comba Telecom.

Estão sendo instaladas novas antenas multibanda, cabos ópticos, receptores e transmissores, que serão conectados às estações radiobase das operadoras. No total, serão implantados 70 km de cabo óptico, que será compartilhado pelas operadoras nas áreas subterrâneas do metrô, permitindo a ampliação do sinal para a telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à Internet. A rede DAS também vai interligar os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamentos que aumentam o alcance da cobertura do sinal de telefonia. Por conta da complexidade do projeto e para evitar impactos na operação do metrô, as intervenções estão sendo realizadas durante a madrugada.  “É um trabalho desafiador. Temos aproximadamente 40 funcionários por noite trabalhando em uma janela noturna de 1 hora e meia. Portanto, não pode haver atrasos. Se atrasar, não temos como recuperar o tempo perdido”, diz Wahed.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024