A Infinite IT Consulting, de São Bernardo do Campo, SP, desenvolveu um projeto de DWDM para a FiberApp, operadora boliviana que construiu um backbone de quase 1000 km ligando Santa Cruz de La Sierra a Corumbá, no MS. Com investimentos de US$ 6 milhões, o trecho foi entregue agora e faz parte de um amplo projeto que terá novas ramificações, chegando ao Peru e Chile. A Infinite IT também foi contratada para a próxima fase do projeto.

No Brasil, por meio de acordos de swap com operadoras locais, o objetivo da FiberApp é chegar até São Paulo e o Oceano Atlântico, estabelecer conectividade com provedores de tráfego nacionais e internacionais e garantir presença nos pontos de troca de tráfego em São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Corumbá, nos maiores data centers e acesso às principais CDNs instaladas no Brasil. “Além de reduzir a latência, a empresa oferecerá menores custos de trânsito IP para provedores de Internet e operadoras da Bolívia”, diz Matheus Plastino, diretor da Infinite IT Consulting. No país sem acesso ao litoral, o caminho mais usual aos provedores bolivianos para chegar ao conteúdo internacional é via cabo submarino até Miami, nos EUA. “O rápido tempo de resposta é fundamental para uma melhor experiência de navegação, em especial para os gamers”, afirma.

Segundo o executivo, o backbone terá centros de roteamento redundantes e circuitos de backup distribuídos em todo o Brasil, com disponibilidade permanente da banda contratada com garantia de uso e sem degradação do serviço.

Nesta primeira etapa do projeto da FiberApp, os pontos de presença estão em Puerto Quijarro, El Carmen Rivero Torres, Águas Calientes, Ipias, Quimome, Pozo del Tigre, Pailon, Santa Cruz. As expansões futuras incluem, a partir de Santa Cruz, ligação com outras redes com Cochabamba e La Paz. No Peru e Chile, a partir de Beni e Pando. No Brasil, o backbone alcançará o Acre e Rondônia. E na Argentina, deverá chegar de Yacuiba e algumas cidades menores.

O primeiro trecho, de Santa Cruz de La Sierra a Corumbá, já está ativo e os primeiros clientes estão realizando testes e subindo operações.



Mais Notícias RTI



Naxi lança planos de Internet de até 6 Gbit/s para clientes residenciais

Provedor de Jaraguá do Sul utiliza tecnologia XGS-PON da Venko Networks.

14/01/2022


Santa Catarina terá programa para levar fibra óptica ao meio rural

Investimentos previstos são de R$ 100 milhões nos próximos dois anos.

14/01/2022


Scala Data Centers inicia construção simultânea de dois data centers no Brasil

Sites entrarão em operação ainda em 2022.

18/01/2022