A Angola Cables, em parceria com a Universidade Internacional da Flórida dos EUA, a RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil e a Rede Terciária de Educação e Pesquisa da África do Sul (TENET/SANReN), anunciou a ativação de uma rota digital entre as Américas e África para promover colaboração entre redes científicas e acadêmicas em nível intercontinental. A rota terá capacidade inicial de 100 Gbit/s e será conectada por meio dos cabos submarinos Monet, SACS e WACS pertencentes à operadora. Essas iniciativas fazem parte do projeto Americas Africa Research and eduCation Lightpaths (AARCLight).

Considerando o debate científico global da atualidade, o alinhamento entre entidades irá aportar sinergias no desenvolvimento de vários campos de investigação das ciências, como física, astronomia e biologia.

A Angola Cables, o centro de excelência em pesquisa desenvolvido pela Universidade Internacional da Florida (Ampath) e a RNP já estavam conectadas, inicialmente a 200 Gbit/s, por meio do Monet. Agora, com o projeto Amlight-SACS, a nova rota de 100 Gbit/s será estendida de Fortaleza (cidade onde atraca o cabo SACS e se situa o data center AngoNAP da operadora) até o ponto de troca aberto (ZAOX) na Cidade do Cabo, na África do Sul. A conexão trará benefícios com relação à redundância e resiliência da conectividade entre a rede de entidades de pesquisa e educação, fornecendo uma rota transatlântica direta e exclusiva entre a comunidade científica de ambos os continentes.

O Data Center AngoNAP Fortaleza se posiciona como um ponto central na ligação e interconexão entre as redes acadêmicas dos EUA e suas entidades parceiras da África, através do Nordeste do Brasil e suporte da infraestrutura de sistemas de cabos submarinos da Angola Cables.



Mais Notícias RTI



Brasil pode se tornar hub de IA, mas enfrenta desafio energético

Scala Data Centers alerta para descasamento entre prazos de conexão e demanda de energia.

08/09/2025


Lightera lança soluções ópticas para alta densidade

Empresa aposta em microcabos ultracompactos e DIOs de fusão massiva para atender novas demandas de conectividade.

09/09/2025


NextStream fortalece modelo híbrido de TI na América Latina com foco em colocation e infraestrutura dedicada 

Empresa de data centers aponta que a infraestrutura de TI se torna cada vez mais híbrida em tempos de hiperescala.

08/09/2025