A Connectoway, integradora de soluções em telecomunicações, com sede e centros de distribuição em Recife, PE, e Vitória, ES, vem acumulando crescimento anual da ordem de 70% há quatro anos. Seu principal mercado é o de operadoras e provedores de Internet, mas desde o ano passado, com a abertura de uma filial em São Paulo, a empresa vem se fortalecendo também no segmento corporativo.

Grande parte das linhas de produtos é comum para os dois mercados. A Connectoway é distribuidora oficial da chinesa Huawei desde 2017, com oferta de equipamentos de transmissão óptica (DWDM), redes de acesso (GPON), switches e roteadores de core e alta densidade, WiFi 6 e cloud. É ainda credenciada da também chinesa Fiberhome (fibra óptica), da Fortinet (soluções firewall) e da Dahua (câmeras térmicas e reconhecimento facial).

Um bom exemplo de convergência de soluções é o WiFi 6 (IEEE 802.AX), capaz de oferecer taxas até quatro vezes superiores à versão anterior. “A Connectoway foi uma das primeiras a testar a complementaridade de coberturas e a comercializar a tecnologia no país”, diz Paulo Frosi (foto), diretor comercial de negócios corporativos. Segundo ele, os provedores levam a fibra até a porta do assinante, com velocidades cada vez maiores, mas a percepção da qualidade de Internet é muito afetada pelos dispositivos WiFi nas residências.

Os testes de velocidade realizados pela Connectoway com os equipamentos WiFi 6 comprovam taxas acima de 1 Gbit/s. A empresa fornece, além dos roteadores Huawei com a tecnologia, novos modelos de ONTs GPON com o roteador WiFi 6 embarcado. “A aceitação tem sido muito boa. O preço vem se tornando mais acessível e cresce a cada dia o número de provedores interessados em oferecer a tecnologia a seus clientes premium”, diz.

Os rádios WiFi6 incorporam novos algoritmos e antenas inteligentes que aumentam a cobertura em 30%. “A grande inovação não é apenas a cobertura, mas a capacidade de trafegar grande quantidade de informação com latência muito baixa, possibilitando que aplicações de IoT – Internet das Coisas, indústria 4.0 e múltiplos dispositivos tenham uma excelente qualidade de conexão. Um único roteador poderá suportar até 1024 conexões simultâneas. Evita, por exemplo, a situação em que o usuário está conectado em hotspots públicos, mas não consegue navegar”, diz.

Além de acompanhar os provedores e clientes corporativos na implantação de redes de alto desempenho, a Connectoway quer ajudá-los no desafio de promover a transformação digital de seus clientes. É o caso das soluções de nuvem em modelo white label: o provedor poderá ofertar serviços de nuvem com sua marca, mas rodando em cima dos data centers da Huawei localizados no Brasil e no mundo. “Desenvolvemos todo o projeto para que o provedor ofereça serviços de máquinas virtuais e de nuvem sem precisar investir em infraestrutura. O processo é transparente para o usuário final”, afirma Frosi.

Para o executivo, a preocupação de agregar valor é um diferencial importante oferecido pela Connectoway. “Além de trabalhar esses novos projetos, também temos um ambiente de experimentação de soluções e equipamentos, uma proximidade muito grande com os fabricantes, além de equipes de engenheiros e especialistas à disposição. Estamos buscando tudo o que for preciso para que os clientes não fiquem para trás no desenvolvimento tecnológico”, diz. A empresa já se prepara para o leilão de 5G e acompanha de perto o desenvolvimento dos equipamentos WiFi6E em 6 GHz (de 5925 a 7125 MHz), faixa não licenciada liberada pela Anatel. Os primeiros equipamentos WiFi6E devem chegar ao Brasil no final de 2022. “Quem estiver bem preparado com certeza sairá na frente quando for o momento”, finaliza.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024