Visando atender à demanda de parques fabris que não podem interromper suas atividades durante a pandemia da Covid-19, a ABB (Suíça), com subsidiária em São Paulo (SP), passou a oferecer gratuitamente uma gama de serviços on-line voltados ao gerenciamento de robôs. Tratam-se de pacotes que incluem a execução de diagnósticos de autômatos em tempo real, produção de relatórios e transmissão e armazenamento de dados em ambientes digitais, os quais serão destinados exclusivamente a clientes.

A coleta de informações poderá ser feita diretamente do sistema operacional de robôs por meio de uma plataforma denominada Ability Connected Services. Além de acesso remoto a ativos, ela permite a realização de análises para otimização de suas operações, bem como emissão de alertas e notificações em caso de ocorrência de anomalias, por exemplo, e backup de históricos de processos. Também serão disponibilizados sistemas de simulação virtual e programação, que possibilitam a criação de réplicas digitais de unidades fabris e de processos.
De acordo com André Castro, responsável pelo departamento de serviços digitais para a área de robótica da empresa no Brasil, a habilitação e ativação dos serviços pode ser feita por meio de dispositivos móveis e todos os dados compartilhados serão mantidos em sigilo e protegidos por sistemas de segurança. Segundo ele, caso seja necessária a assistência técnica in loco, as equipes de ambas as partes envolvidas terão que seguir os protocolos de prevenção ao contágio de coronavírus estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os clientes também poderão contar com treinamento on-line e a gratuidade da solicitação de serviços é válida até o final de 2020.
Conteúdo relacionado:
Foto: ABB
#Servicosgratuitosparaaareaderobos #Robosnochaodefabrica #Plásticos #Covid-19
Mais Notícias RTI
Escola SENAI do interior de SP vai iniciar em outubro um curso sobre fabricação de moldes para termoplásticos.
06/10/2026
A Thermomatic fornece equipamentos para desumidificação do ar que podem ser utilizados em linhas de produção do setor de plásticos.
06/10/2026
Projeto liderado pelo ORNL e pela Boeing demonstrou a viabilidade de aplicar a manufatura aditiva de metais na produção rápida de moldes complexos, abrindo perspectivas para os setores automotivo, de energia e aeroespacial.
06/10/2026