As redes de fibra óptica estão cada vez mais complexas, densas e convergentes, suportando uma série de serviços que demandam alta capacidade de transmissão de dados com baixa latência. Nesse cenário, o monitoramento da rede é fundamental para garantir disponibilidade elevada e um serviço de qualidade.

Esse é, justamente, o foco do sistema desenvolvido pela Furukawa, que utiliza tecnologias de IoT - Internet das Coisas para o monitoramento e melhor controle dos processos em redes de fibra óptica. “O objetivo é ajudar a restabelecer o serviço mais rapidamente em caso de falha, por meio da redução do tempo gasto nos processos de notificação e detecção do problema e de diagnose”, afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia de Inovação da Furukawa. “Isso se reflete em diminuição de custos operacionais e na melhoria do nível de serviço”, acrescenta.

Voltado a operadoras de telecomunicações e prestadores de serviços de Internet, o sistema IoT para monitoramento da fibra óptica da Furukawa inclui sensores, conectividade e software de gestão de rede. “Um dos sensores é colocado na caixa de emenda e mede a potência óptica, o que permite saber em tempo real se houve rompimento ou degradação do sinal da fibra”, explica. “Outro sensor mede variáveis como temperatura, aceleração e luminosidade, indicando o status do ativo instalado na rua; por exemplo, se o armário foi aberto.”

As informações dos sensores passam por um gateway e chegam ao software de gestão de rede via conexão wireless padrão LoRaWAN - link de comunicação de longo alcance e baixo consumo de energia (LPWAN) utilizado em aplicações IoT. O software de gestão automatiza e melhora os processos de manutenção e reparo, ao possibilitar a visualização dos ativos da rede e da região afetada pelo problema.

“Com a automação, o próprio sistema localiza o técnico mais próximo da região onde a falha foi detectada e abre o chamado para ele, otimizando o SLA”, enfatiza Blanco. “Além disso, o sistema oferece dados estatísticos e analíticos da rede, dos técnicos, mapa de calor das regiões onde os problemas ocorrem com maior frequência, o que facilita a tomada de decisões, por exemplo, sobre manutenções preventivas”, acrescenta.

O novo sistema IoT para monitoramento da fibra óptica faz parte do portfólio da marca FI²S - Furukawa IoT for Industry System, lançada neste ano pela empresa. Atualmente, a solução está sendo utilizada pela Phoenix, operadora de rede neutra, em 37 cidades.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025