O grupo suíço Maag, com subsidiária em Jundiaí (SP), desenvolveu um filtro para material fundido de alto desempenho, denominado ERF350. O modelo se destina à  filtração de polímero altamente contaminados, especialmente oriundos de coleta pós-consumo e destinados à reciclagem.

 

O filtro é autolimpante e possui um tambor rotativo perfurado, através do qual há um fluxo contínuo de material fundido de fora para dentro. Um raspador remove os contaminantes retidos na superfície e os conduz ao sistema de descarga. Isso permite que o filtro opere automaticamente, sem interrupções por longos períodos e sem a necessidade de substituir a tela. Pouca perda de material e boa homogeneização completa do fundido são alguns dos resultados do processo.

 

A empresa desenvolveu também o sistema de peletização submersa Pearlo, para a produção altamente eficiente e flexível de grânulos esféricos com vazões de até 36 t/h. Compacto e estruturado modularmente, ele é controlado eletronicamente, o que garante a pressão precisa das lâminas durante a operação, permitindo assim longos tempos de execução sem interrupções.

 

A Maag vai exibir estes e outros produtos durante a feira internacional Chinaplas que, 

apesar do agravamento da pandemia de Covid-19 nos países ocidentais, manteve suas datas de realização: de 13 a 16 de abril, no centro de convenções de Shenzen, na China.


 

Foto: ERF350, filtro de fusão de alto desempenho para a filtração de polímeros altamente contaminados (foto: Maag)

 

#Maag  #Chinaplas2021



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025