Obter poliamida reprocessada de boa qualidade é um desafio para os recicladores, que a alemã Brüggemann se propôs a resolver desenvolvendo um aditivo que atua no polímero em nível macromolecular, ajustando a sua viscosidade relativa, seja aumentando a extensão das cadeias, quando elas são curtas, ou diminuindo-as quando muito extensas.

Os modificadores de cadeia estão sendo comercializados com a marca Bruggolen, e de acordo com informações da empresa, a adição de pequenas quantidades ao reciclado é suficiente para que ele adquira propriedades mecânicas adequadas para as mesmas aplicações que sua versão virgem, de viscosidade similar. Elimina-se assim a necessidade de misturar polímeros virgens aos reciclados para se obter o desempenho desejado.

Comercializados no Brasil pela Neotrade (Santo André, SP), os aditivos são fornecidos em grânulos que permitem a dosagem precisa na formulação, e estão disponíveis em diferentes versões. A TP-M1417 permite recuperar resíduos de poliamida de alta viscosidade, provenientes de filmes ou peças produzidas pelo processo cast. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade do produto durante a extrusão, o que já seria suficiente para baixar sua viscosidade e torná-lo adequado para processamento por injeção, como pode ser observado no gráfico....

Já a versão M1251 é recomendada para promover a extensão das cadeias poliméricas visando compensar a degradação sofrida pelo material durante seu processamento e uso prévios.

 

 

Estabilizantes para poliolefinas

A Bruggemann desenvolveu também, em parceria com o Instituto Fraunhofer, um sistema de estabilizantes altamente reativos para poliolefinas, capazes de reduzir ou neutralizar os efeitos da oxidação térmica e da foto-oxidação sofrida pelos produtos plásticos antes de chegarem às instalações de reciclagem. Os agentes serão gradativamente adaptados aos requisitos de nichos consumidores e mercados específicos, e em breve passarão a ser produzidos em larga escala, com garantia de qualidade.

 

foto: Representação da redução de viscosidade dos resíduos de PA 6.6 em relação à fração de aditivos acrescentada a eles

 



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025