O SiDi - Instituto de Tecnologia de Campinas, SP, está expandindo sua presença para a região Nordeste. A cidade escolhida foi Recife, PE, onde foi inaugurado um centro de pesquisa e desenvolvimento voltado principalmente para IA – Inteligência Artificial.

Localizado no Porto Digital, o SiDi Recife iniciou atividades em junho, com um corpo técnico multidisciplinar formado por pesquisadores e profissionais oriundos da região com experiência em desenvolvimento em nuvem e em tecnologias de IA.

“A chegada do SiDi ao Porto Digital fortalece nossa cidade como polo de inovação”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. “Isso se soma a uma série de esforços feitos pelo nosso ecossistema para garantir um futuro melhor para a cidade. Mostra também que o esforço feito na formação de capital humano está na direção correta”, acrescenta.

Para John Yi, superintendente do SiDi, um dos motivos da instalação da unidade em Recife é a forte parceria que o instituto mantém com essa região há vários anos, ao longo dos quais foram executados em conjunto mais de 100 projetos de pesquisa e desenvolvimento. “Além disso, a expansão para outros locais do país faz parte da estratégia de crescimento do SiDi. Com essa parceria com o Porto Digital, estamos dando início a um projeto que representa um compromisso de longo prazo com a região Nordeste”, enfatiza.

A nova unidade vem conduzindo pesquisas e projetos de inovação para transformação digital de empresas nas áreas de Inteligência Artificial, soluções em nuvem e aplicativos para manipulação de imagens. O objetivo é consolidar o SiDi Recife, dentro dos próximos três a cinco anos, como um centro de excelência em IA, alinhado à estratégia do MCTI nessa área.

“Também é nossa intenção ampliar as parcerias e alianças estratégicas na região, aplicando o conhecimento e a experiência do SiDi em áreas como visão computacional, segurança cibernética e Internet das Coisas no desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades dos diversos setores da economia presentes no Nordeste”, conclui John Yi.



Mais Notícias RTI



CyberScan: monitoramento contínuo de dados e vulnerabilidades em poucos segundos

Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.

22/04/2025


NetMeeting 2025: evento de networking exclusivo para provedores

Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

21/04/2025


Novo agente de extinção de incêndio é 30 vezes mais eficaz que a água

Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.

22/04/2025