A EDP Brasil, empresa privada do setor elétrico, reduziu em 95% as invasões a subestações, onde ocorrem furtos de cabeamento. O problema representa risco de morte para os criminosos, interrupção do fornecimento de energia à população, queda na avaliação da EDP junto à agência reguladora ANEEL e danos à imagem da companhia. A redução foi alcançada através de uma combinação de câmeras, radares e alto-falantes IP da Axis Communications.
Quando os radares detectam uma aproximação indevida, é emitida uma mensagem na central de monitoramento, ao mesmo tempo em que uma câmera é direcionada automaticamente para o local do incidente. Em seguida, o alto-falante IP é acionado para emitir uma mensagem que, na maioria dos casos, é suficiente para evitar a invasão.
Caso o invasor prossiga e ultrapasse o limite, uma nova mensagem é emitida, informando que as autoridades foram acionadas, o que em muitos casos evita outros danos. Caso necessário, o operador também pode utilizar o microfone de mesa para falar ao vivo com o invasor. “A forma como esse sistema é utilizado nos mostrou uma nova forma de inibir as invasões e apontou que estamos no caminho certo para garantir a segurança do nosso patrimônio”, avalia Erika Zanete, gestora de segurança da EDP Energias do Brasil.
O projeto foi executado pelas empresas M3 Tecnologia e SS Brasil, também reduziu despesas operacionais relacionadas ao sistema de controle de acesso. Para isso, foi implementada uma gestão remota de acessos através de videoporteiros da Axis.
“Com o videoporteiro instalado em várias unidades, ganhamos duas vezes. Primeiro, pela redução do número de funcionários e, depois, pelo monitoramento em si, feito a partir das imagens geradas pelo porteiro eletrônico, graças ao alcance e aos ângulos que o equipamento oferece. As imagens são tão nítidas que a Central de Segurança pode identificar tanto o visitante quanto quem está com ele em um veículo. Esse equipamento reduziu muito os custos no projeto”, reforça a gestora.
Mais Notícias RTI
Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.
22/04/2025
Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.
21/04/2025
Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.
22/04/2025