A EDP Brasil, empresa privada do setor elétrico, reduziu em 95% as invasões a subestações, onde ocorrem furtos de cabeamento. O problema representa risco de morte para os criminosos, interrupção do fornecimento de energia à população, queda na avaliação da EDP junto à agência reguladora ANEEL e danos à imagem da companhia. A redução foi alcançada através de uma combinação de câmeras, radares e alto-falantes IP da Axis Communications.

Quando os radares detectam uma aproximação indevida, é emitida uma mensagem na central de monitoramento, ao mesmo tempo em que uma câmera é direcionada automaticamente para o local do incidente. Em seguida, o alto-falante IP é acionado para emitir uma mensagem que, na maioria dos casos, é suficiente para evitar a invasão.

Caso o invasor prossiga e ultrapasse o limite, uma nova mensagem é emitida, informando que as autoridades foram acionadas, o que em muitos casos evita outros danos. Caso necessário, o operador também pode utilizar o microfone de mesa para falar ao vivo com o invasor. “A forma como esse sistema é utilizado nos mostrou uma nova forma de inibir as invasões e apontou que estamos no caminho certo para garantir a segurança do nosso patrimônio”, avalia Erika Zanete, gestora de segurança da EDP Energias do Brasil.

O projeto foi executado pelas empresas M3 Tecnologia e SS Brasil, também reduziu despesas operacionais relacionadas ao sistema de controle de acesso. Para isso, foi implementada uma gestão remota de acessos através de videoporteiros da Axis.

“Com o videoporteiro instalado em várias unidades, ganhamos duas vezes. Primeiro, pela redução do número de funcionários e, depois, pelo monitoramento em si, feito a partir das imagens geradas pelo porteiro eletrônico, graças ao alcance e aos ângulos que o equipamento oferece. As imagens são tão nítidas que a Central de Segurança pode identificar tanto o visitante quanto quem está com ele em um veículo. Esse equipamento reduziu muito os custos no projeto”, reforça a gestora.



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025