A ZTE e a Multi PRO apresentaram, no Abrint Global Congress (AGC) 2026, um conjunto de soluções voltadas à expansão da infraestrutura de dados no Brasil, com destaque para uma nova linha de servidores com produção nacional e equipamentos compatíveis com Wi-Fi 7. A iniciativa busca responder ao crescimento acelerado do tráfego de dados, impulsionado por aplicações de inteligência artificial, expansão de data centers e digitalização de serviços.
Entre os principais anúncios está a linha de servidores G6, desenvolvida para ambientes de alta performance, como data centers e aplicações corporativas. Os equipamentos suportam processadores da família Intel Xeon 6 e são otimizados para cargas intensivas, incluindo virtualização e computação de alto desempenho (HPC).
Um dos diferenciais apontados pelas empresas é a possibilidade de produção local sob demanda, na unidade de Extrema, MG, o que tende a reduzir prazos logísticos e ampliar o suporte técnico no país. A estratégia busca atender provedores, operadoras e grandes empresas que demandam maior capacidade de processamento em um cenário de expansão digital.
Os servidores também podem incorporar sistemas de resfriamento líquido, recurso que aumenta a eficiência energética e permite maior densidade de hardware nos racks — fator relevante diante da pressão por redução de consumo energético em infraestruturas de dados.
Na área de conectividade, as empresas destacaram soluções compatíveis com Wi-Fi 7, tecnologia que amplia a capacidade de conexão simultânea de dispositivos e reduz a latência, sendo apontada como um dos vetores da próxima fase de evolução das redes no país.
O portfólio inclui ainda soluções de transporte óptico de alta capacidade, com tecnologias IP e DWDM voltadas ao escoamento de grandes volumes de tráfego, além de dispositivos para o mercado residencial, como set-top boxes compatíveis com o novo padrão de TV 3.0 (DTV+), previsto para implementação no Brasil ainda em 2026.
Com os anúncios, ZTE e Multi PRO reforçam a estratégia de combinar desenvolvimento tecnológico global com produção local, em um momento em que a demanda por infraestrutura mais robusta e escalável se intensifica no país.
Mais Notícias RTI
Entidade afirma que 59 sites de telefonia móvel já enfrentam restrições de acesso impostas pelo crime organizado.
11/05/2026
Empresa reforça atuação com operações 24 horas, suporte técnico e contact center personalizado.
11/05/2026
Empresa aposta em lançamentos para redes ópticas, campanha comercial e expansão em data centers.
11/05/2026