A Mitsubishi Electric Brasil (Barueri, SP) e o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) inauguraram este mês um laboratório de automação industrial voltado para a formação de engenheiros.

 

O laboratório passou a integrar o Campus do IMT de São Caetano do Sul (SP) e já conta com um robô delta desenvolvido por estudantes, além de sistemas de Controle Lógico Programável (CLP), Interface Homem Máquina (IHM), servo motor, inversor de frequência e dispositivos de proteção.

 

Nos trabalhos que serão realizados na unidade recém-inaugurada serão abordados temas relevantes para a indústria de manufatura, assim como para o setor de plásticos, como, por exemplo, inovação, Indústria 4.0, formação de talentos e desenvolvimento colaborativo de projetos entre a academia e a indústria.

 

“A parceria vai contribuir diretamente para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado. Acreditamos que o contato com tecnologias reais de automação, ainda durante a graduação, faz toda a diferença na trajetória dos alunos”, comentou Fernando Madani, Pró-reitor do Instituto Mauá de Tecnologia (na extremidade direita da foto).


 

Imagem: Divulgação.

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

 

Fusão da FARO e Creaform unifica recursos de metrologia digital



Mais Notícias RTI



Think Plastic Brazil leva delegação recorde à CirclePack 2026

O Brasil será o país convidado de honra do evento que acontece no Chile. A delegação de empresas projeta superar USD 3,2 milhões em negócios no mercado chileno de embalagens.

07/04/2026


Capacitação gratuita em reciclagem terá módulo sobre triagem de plásticos

Curso on-line lançado pela Rede pela Circularidade do Plástico e a universidade iWrc abordará a identificação, separação e reciclagem de plásticos.

07/04/2026


Mecalor obtém tríplice certificação ISO e reforça agenda ESG

Conformidade com as normas ISO 14001 e 45001 garante suporte estratégico para transformadores de plásticos.

07/04/2026