O NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, responsável por implementar as decisões e projetos do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, disponibilizou uma nova versão do SIMET, plataforma online que testa a velocidade da Internet de um usuário ou empresa.
“Uma das novidades é a chegada da ferramenta como aplicativo nativo nas plataformas móveis iOS e Android, bem como nos ambientes desktop Windows, macOS e Linux”, explica Holger Wiehen, supervisor de projetos de medição do NIC.br.
Outra adição é o modo expert. A funcionalidade, ainda em fase de testes, deve ser lançada ao público geral em breve. “Em vez de medir durante 15 segundos e depois mostrar o resultado, o modo expert detalha a flutuação ao longo da análise. É um recurso voltado ao público técnico, como provedores e especialistas na área, acostumados com aferições mais detalhadas”, afirma Wiehen.
Criado em 2007, o SIMET avalia a qualidade da conexão por meio da análise da velocidade de download, upload, latência, jitter e perda de pacotes. A aferição ocorre entre o dispositivo e servidores de teste, que podem estar localizados na rede do provedor ou do NIC.br. A versão recém-lançada é a terceira grande atualização da ferramenta.
Ao navegar pela plataforma, o usuário recebe um diagnóstico do desempenho da sua conexão à Internet nas seguintes atividades: trabalho remoto, streaming, jogos, redes sociais e educação a distância. As avaliações são classificadas como boa, regular ou ruim para cada métrica. A ferramenta ainda fornece orientações sobre como melhorar a conexão, corrigindo problemas típicos na rede.
“A nova plataforma não é meramente uma atualização da anterior. Além de uma interface mais amigável e moderna, ela oferece ao usuário uma melhor experiência. No modo padrão, as informações são apresentadas de forma simples e direta, sem excesso de termos técnicos. A ideia é que a pessoa compreenda o que o resultado significa na prática”, finaliza o supervisor.
Mais Notícias RTI
A I-Systems atua no setor de rede neutra de fibra óptica no mercado brasileiro.
12/02/2026
Presidente da Frente destaca importância de incentivar a instalação de data centers no Brasil.
12/02/2026
A iniciativa abrange inicialmente os mercados do Brasil e da América Latina.
12/02/2026