Em janeiro, o data center da Etice - Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará receberá oito núcleos de hiperconvergência, tecnologia que unifica os sistemas de informática do governo em uma única plataforma, tornando os serviços públicos mais rápidos, seguros e econômicos, além de facilitar a expansão digital do Estado.

A ação, que conta com a parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), transformará o data center da Etice na maior infraestrutura para processamento de inteligência artificial do Estado.

Na primeira semana de janeiro, cinco núcleos computacionais da Seplag passarão a operar na Etice, que ficará responsável por hospedar os componentes da nova infraestrutura. Em meados do mês, o data center da Empresa receberá ainda mais três núcleos, ampliando de forma significativa sua capacidade operacional.

Com esse reforço, o Governo do Ceará passará a contar com uma nuvem privada própria, voltada ao processamento seguro de dados e à oferta de serviços básicos de inteligência artificial para atender às demandas da população. A expansão quase triplica a capacidade atual do data center da Etice e, com a incorporação dos núcleos da Seplag, eleva esse potencial para mais de dez vezes o volume disponível hoje.

O diretor técnico da Etice, Danilo Reis Vasconcelos, destaca que a nova aquisição representa um avanço estratégico para o Estado. Segundo ele, a ampliação permitirá reduzir os custos com a contratação de serviços de computação em nuvem de terceiros, já que as demandas básicas passarão a ser atendidas pela própria infraestrutura da Etice. “O investimento, realizado com recursos do Tesouro Estadual e do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, eleva o data center da empresa a um novo patamar de evolução, considerando que a estrutura já operava com cerca de 80% de sua capacidade preenchida”.

A hiperconvergência é uma infraestrutura de Tecnologia da Informação que combina computação, armazenamento e rede em um único hardware que pode alocar os recursos computacionais de forma dinâmica e flexível. “Hoje, grande parte dos serviços que o Governo do Estado mantém em nuvem são demandas básicas que, com a implantação da nuvem privada, poderão ser executadas internamente, com redução de custos”, afirma Vasconcelos.



Mais Notícias RTI



Grupo Click IP obtém certificação para data center em Manaus

A ANSI/TIA 942-C – Rated-3 é uma das mais respeitadas referências internacionais.

12/01/2026


Surfix obtém certificação Tier III Facility do Uptime Institute

Data center em Pernambuco passa a integrar o grupo de instalações Tier III em operação no país.

12/01/2026


TechEnabler oferece solução completa de cibersegurança como serviço, incluindo defesa contra malware, phishing e ransomware 

Com tecnologia da Planisys, a TechEnabler oferece serviços DNS e cibersegurança. 

12/01/2026