Será realizado na capital paulista o 18º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2026 –, evento que vai reunir empresários, especialistas, fornecedores e pesquisadores do setor na sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Nos dias 28 e 29 de maio de 2026, na Avenida Paulista, 1313, Jardins, São Paulo (SP) – 01311-923 –, 8o andar, serão realizadas palestras e debates sobre as principais inovações, desenvolvimento tecnológico, os desafios e as tendências do setor ferramenteiro. 

 

Além disso, nas discussões, haverá espaço para o debate sobre outros temas importantes para o setor de fabricação de moldes, tais como competitividade, cenário econômico e otimização de processos, os quais também fizeram parte dos assuntos tratados na última edição do ENAFER, realizada em Caxias do Sul (RS).

 

O Encontro Nacional de Ferramentarias (ENAFER) é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER). O evento conta com o apoio institucional de entidades relacionadas à indústria de manufatura como, por exemplo, a ISTMA - Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem, SIMPLÁS - Sindicato da Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, SMABC - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site do ENAFER. Acesse também a seção “Eventos” em nosso portal, e na edição digital nº 299 da Plástico Industrial, e confira a agenda de feiras e cursos do setor de plásticos.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: ENAFER/Divulgação.

 

Saiba mais sobre eventos da indústria de manufatura:

 

Prêmio Kaizen Inovação reconhece a competência de ferramentarias

 

Escola LF fará evento sobre manutenção de máquinas industriais

 

Conferência abordará tecnologias apresentadas em feiras alemãs



Mais Notícias RTI



Mercado global de PET enfrenta demanda frágil e fatores sazonais

Relatório aponta as tendências de comportamento do mercado global de PET no início de 2026, com demanda pouco aquecida.

24/02/2026


Projeto Domino. Mais eficácia na injeção de multicomponentes.

Ao processar multicomponentes em um único molde fechado, o projeto Domino demonstrou ser possível simplificar a sobremoldagem de peças, dispensando a movimentação e indexação de mesas e moldes.

24/02/2026


Afinko passa a oferecer treinamentos online gravados

Nova modalidade de cursos sobre temas do setor de plásticos foi lançada pela Afinko, os quais já estão disponíveis para comercialização.

24/02/2026