Uma tecnologia desenvolvida pela Ericsson, empresa global de tecnologia em telecomunicações, em parceria com a UFC - Universidade Federal do Ceará, promete transformar o mercado de telecomunicação global ao abordar um dos maiores desafios das antenas de alta frequência: o superaquecimento.

Com o nome “Radio network node and method performed in a wireless communication network”, ou “Nó de rede rádio e método realizado em uma rede de comunicação sem fio”, em tradução livre, a inovação, patenteada recentemente, utiliza um algoritmo inteligente que permite o controle dinâmico da temperatura sem intervenção manual, garantindo maior eficiência, desempenho e sustentabilidade para as redes móveis.

Atualmente, antenas de transmissão descontinuam o funcionamento ao atingirem temperaturas extremamente altas para evitar danos ao circuito interno. Com a nova patente da Ericsson, o algoritmo monitorará, em tempo real, a temperatura da antena e tomará decisões automáticas. Sempre que for identificado um potencial superaquecimento, a transmissão será temporariamente pausada e retomada assim que o resfriamento for alcançado. Esse processo é realizado de forma dinâmica, sem necessidade de intervenção humana, o que evita interrupções completas da transmissão ou danos permanentes.

“Além de oferecer maior eficiência energética, essa inovação evita a redução da vida útil do equipamento. Um exemplo prático disso é que circuitos internos que têm uma expectativa de durabilidade de 10 anos podem ter sua vida útil reduzida pela metade em regime de superaquecimento. Esse problema é evitado com o suporte da tecnologia desenvolvida”, explica Igor Guerreiro, inventor, professor da Universidade Federal do Ceará e parceiro da Ericsson.

O principal diferencial é o algoritmo, que não apenas monitora a temperatura, mas também toma decisões estratégicas para garantir que a antena mantenha a transmissão contínua, mesmo em condições de superaquecimento. Entre os benefícios estão o prolongamento da vida útil das antenas e a redução dos custos de manutenção. Além disso, também há maior eficiência energética, já que o controle automatizado da temperatura permite economizar energia ao evitar descontinuidades prolongadas na transmissão.



Mais Notícias RTI



Supermicro apresenta nova linha de soluções para infraestruturas de data center

Solução combina computação, rede, energia, resfriamento, software de gestão e serviços especializados.

19/10/2025


Prodest aumenta capacidade da rede de fibra óptica do governo do Estado do Espírito Santo

Rede governamental conta com mais de 1000 pontos ativados.

19/10/2025