O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) (São Paulo, SP) vai coordenar o “Projeto Reminera”, voltado para a transformação de resíduos pós-consumo em matérias-primas, que deverão ser inseridas na cadeia produtiva da indústria de manufatura.


O projeto lançado pelo IPT vai reunir empresas, centros de pesquisas e especialistas em inovação, desenvolvimento tecnológico e criação de novos modelos de negócios voltados para a economia circular.

Serão realizadas frentes de trabalho para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o reaproveitamento de materiais, execução de estudos dedicados à criação e estruturação de novos modelos de negócios alinhados aos conceitos da economia circular. Além disso, o projeto será voltado para a execução de estudos sobre o mercado e de pesquisas sobre impacto econômico, social e ambiental, entre outros temas.

 

“Metais como prata, ouro, paládio, cobre, ferro e alumínio podem atingir altas taxas de reaproveitamento, desde que haja pré-tratamento adequado e separação dos resíduos, mas a gestão atual do resíduo eletrônico ainda não garante esse nível de eficiência globalmente”, comentou Sandra Lúcia de Moraes, diretora da Unidade de Materiais Avançados do IPT e coordenadora do projeto.

 

Conforme nota divulgada à imprensa, o Projeto Reminera já conta com o apoio de empresas e instituições como, por exemplo, a Tupy, Cecil Laminação de Metais, Tramppo, Stellantis, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a SAE Brasil.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik.

 

Você também pode gostar:

 

Aditivo melhora propriedades de poliolefinas recicladas

 

Masterbatches com pigmentos luminescentes auxiliam na triagem de resíduos plásticos

 

Otimização da topologia como estratégia para desenvolver componentes plásticos sustentáveis



Mais Notícias RTI



Stadler registra aumento da procura por sistemas de triagem

Proximidade da entrada em vigor do Decreto 12.688, que regulamenta o uso de conteúdo reciclado em embalagens, fez aumentar a procura por sistemas de triagem automatizada.

27/05/2026


Reciclagem de plásticos será tema de curso online gratuito

O Conselho Regional de Química IV Região/SP vai realizar em junho um curso que abrange reciclagem, desafios e oportunidades.

26/05/2026


Programa impulsiona a reciclagem de tampas plásticas

Na programação da feira Interplast está inserida a apresentação de ações realizadas por meio do programa Tampinha Legal.

26/05/2026