O Grupo Arsitec formado pela distribuidora Arsitec e pela Allmon, apresentou no Futurecom 2025, realizado em São Paulo de 30 de setembro a 2 de outubro, uma série de novas parcerias e soluções voltadas a operadoras de telecomunicações, provedores e grandes data centers.

Segundo Sérgio Cardoso (à esquerda na foto) e Luciano Marchetti, vice-presidentes e sócios-fundadores do grupo, um dos principais destaques é a aproximação com a Nokia, após a incorporação da Infinera pela fabricante finlandesa. “No ano passado, trabalhávamos com a Infinera, um grande fabricante de equipamentos de DWDM. Com a aquisição, agora passamos a atuar diretamente com a Nokia, não só na parte óptica, mas toda a linha de equipamentos IP, como switches e roteadores, além de segurança e soluções anti-DDoS”, explicou Marchetti.

Outra parceria estratégica envolve a H3C, fabricante chinesa de equipamentos de rede. “Dependendo do tipo de dispositivo, vamos ofertar também a H3C no Brasil”, disse Marchetti. O executivo destacou ainda a colaboração com a chinesa Raisecom, voltada ao fornecimento de switches MPLS adaptados ao mercado brasileiro. “Estamos ganhando tração com esses equipamentos, especialmente entre provedores, que demandam produtos mais acessíveis e customizados. Essa tropicalização é fundamental para ampliar a adoção”, observou.

Entre os lançamentos apresentados no evento está o equipamento de sincronismo de rede TimeProvider 4500 (TP4500), desenvolvido pela Microchip Technology, que garante a sincronização necessária para o funcionamento eficiente de redes de comunicação de alta velocidade, sistemas de energia e redes sensíveis ao tempo. O dispositivo garante precisão temporal em redes móveis e permite às operadoras preparar suas infraestruturas para o 6G. “O sincronismo funciona como o maestro de uma orquestra: coordena as antenas e dispositivos para que falem de forma ordenada, evitando interferências”, comparou.

No campo da conectividade óptica, o grupo assumiu a operação da japonesa Sumitomo Electric Lightwave do Brasil na área de soluções para data centers. Além das máquinas de fusão, a fabricante é reconhecida pela expertise em fibras ribbon e conectores MPO de alta densidade. “A demanda por fibras explodiu com a inteligência artificial, mas os dutos de entrada dos data centers não mudaram. A Sumitomo trouxe tecnologia para concentrar mais de 6 mil fibras em um único cabo de pouco mais de uma polegada, além de racks e dispositivos pré-conectorizados. É um diferencial importante para esse mercado”, ressaltou Cardoso.

Outro ponto enfatizado foi a linha própria de transceivers ópticos, comercializada pela Allmon, empresa do grupo. A oferta busca atender um mercado que passou a adotar transceivers de forma independente dos fabricantes de roteadores e switches. “Contamos com um laboratório dedicado a testes de validação para garantir qualidade e confiabilidade nesses equipamentos”, destacou.

O Grupo Arsitec também ampliou sua atuação em segurança eletrônica, com a introdução de um sistema de monitoramento e neutralização de drones em parceria com a alemã Aaronia. A solução já foi utilizada na segurança do espaço aéreo durante a reunião do G20 no Rio de Janeiro. “Os drones deixaram de ser apenas recreativos e passaram a ter impacto em segurança pública e até em conflitos armados. A tecnologia identifica controladores e aparelhos em tempo real, permitindo mitigar riscos”, afirmou.

Empresa brasileira com 15 anos de experiência em tecnologias avançadas para telecomunicações e TI e sede em São Paulo, além de escritórios no Rio de Janeiro e em Miami, EUA, o Grupo Arsitec mantém sua estratégia de combinar nichos tecnológicos e suporte especializado. “Nosso DNA sempre foi teste e medição, e continuamos fortes com a linha da Viavi Solutions, mas evoluímos para áreas de sincronismo, conectividade óptica, redes e segurança. São segmentos de nicho que exigem especialistas, e isso nos permite entregar soluções de alto valor agregado”, concluiu Sérgio Cardoso.



Mais Notícias RTI



TIP Brasil lança agente de IA para impulsionar vendas em provedores

Empresa estima resultados como aumento de até 80% no faturamento.

02/10/2025


Durand adota portas de 800 Gbit/s e expande capacidade para 28,8 Tbit/s

Empresa fortalece infraestrutura digital para atender demandas de IA e aplicações críticas.

02/10/2025


CloudvBOX anuncia micro data centers para expandir edge computing no Brasil

Sistema de refrigeração reduz o consumo de energia em até 48%.

02/10/2025