O Grupo Arsitec formado pela distribuidora Arsitec e pela Allmon, apresentou no Futurecom 2025, realizado em São Paulo de 30 de setembro a 2 de outubro, uma série de novas parcerias e soluções voltadas a operadoras de telecomunicações, provedores e grandes data centers.
Segundo Sérgio Cardoso (à esquerda na foto) e Luciano Marchetti, vice-presidentes e sócios-fundadores do grupo, um dos principais destaques é a aproximação com a Nokia, após a incorporação da Infinera pela fabricante finlandesa. “No ano passado, trabalhávamos com a Infinera, um grande fabricante de equipamentos de DWDM. Com a aquisição, agora passamos a atuar diretamente com a Nokia, não só na parte óptica, mas toda a linha de equipamentos IP, como switches e roteadores, além de segurança e soluções anti-DDoS”, explicou Marchetti.
Outra parceria estratégica envolve a H3C, fabricante chinesa de equipamentos de rede. “Dependendo do tipo de dispositivo, vamos ofertar também a H3C no Brasil”, disse Marchetti. O executivo destacou ainda a colaboração com a chinesa Raisecom, voltada ao fornecimento de switches MPLS adaptados ao mercado brasileiro. “Estamos ganhando tração com esses equipamentos, especialmente entre provedores, que demandam produtos mais acessíveis e customizados. Essa tropicalização é fundamental para ampliar a adoção”, observou.
Entre os lançamentos apresentados no evento está o equipamento de sincronismo de rede TimeProvider 4500 (TP4500), desenvolvido pela Microchip Technology, que garante a sincronização necessária para o funcionamento eficiente de redes de comunicação de alta velocidade, sistemas de energia e redes sensíveis ao tempo. O dispositivo garante precisão temporal em redes móveis e permite às operadoras preparar suas infraestruturas para o 6G. “O sincronismo funciona como o maestro de uma orquestra: coordena as antenas e dispositivos para que falem de forma ordenada, evitando interferências”, comparou.
No campo da conectividade óptica, o grupo assumiu a operação da japonesa Sumitomo Electric Lightwave do Brasil na área de soluções para data centers. Além das máquinas de fusão, a fabricante é reconhecida pela expertise em fibras ribbon e conectores MPO de alta densidade. “A demanda por fibras explodiu com a inteligência artificial, mas os dutos de entrada dos data centers não mudaram. A Sumitomo trouxe tecnologia para concentrar mais de 6 mil fibras em um único cabo de pouco mais de uma polegada, além de racks e dispositivos pré-conectorizados. É um diferencial importante para esse mercado”, ressaltou Cardoso.
Outro ponto enfatizado foi a linha própria de transceivers ópticos, comercializada pela Allmon, empresa do grupo. A oferta busca atender um mercado que passou a adotar transceivers de forma independente dos fabricantes de roteadores e switches. “Contamos com um laboratório dedicado a testes de validação para garantir qualidade e confiabilidade nesses equipamentos”, destacou.
O Grupo Arsitec também ampliou sua atuação em segurança eletrônica, com a introdução de um sistema de monitoramento e neutralização de drones em parceria com a alemã Aaronia. A solução já foi utilizada na segurança do espaço aéreo durante a reunião do G20 no Rio de Janeiro. “Os drones deixaram de ser apenas recreativos e passaram a ter impacto em segurança pública e até em conflitos armados. A tecnologia identifica controladores e aparelhos em tempo real, permitindo mitigar riscos”, afirmou.
Empresa brasileira com 15 anos de experiência em tecnologias avançadas para telecomunicações e TI e sede em São Paulo, além de escritórios no Rio de Janeiro e em Miami, EUA, o Grupo Arsitec mantém sua estratégia de combinar nichos tecnológicos e suporte especializado. “Nosso DNA sempre foi teste e medição, e continuamos fortes com a linha da Viavi Solutions, mas evoluímos para áreas de sincronismo, conectividade óptica, redes e segurança. São segmentos de nicho que exigem especialistas, e isso nos permite entregar soluções de alto valor agregado”, concluiu Sérgio Cardoso.
Mais Notícias RTI
Empresa estima resultados como aumento de até 80% no faturamento.
02/10/2025
Empresa fortalece infraestrutura digital para atender demandas de IA e aplicações críticas.
02/10/2025
Sistema de refrigeração reduz o consumo de energia em até 48%.
02/10/2025