A Proxxima Telecomunicações, que surgiu em 2021 da união de oito provedores regionais do Nordeste e se consolidou como uma das principais operadoras de Internet da região, aprimorou sua gestão de jornada de trabalho com a implementação da solução TOTVS RH Ponto Eletrônico - Linha Ahgora. Com presença em mais de 200 municípios e conectando mais de 240 mil clientes, a Proxxima enfrentava desafios no controle de ponto devido à sua rápida expansão e ao aumento do quadro de colaboradores.
Antes da parceria com a TOTVS, a Proxxima lidava com falhas no reconhecimento facial, instabilidade e imprecisão da geolocalização na plataforma usada anteriormente, o que gerava retrabalho, erros na apuração de horas e dificuldades em auditorias. A falta de informações em tempo real comprometia o acompanhamento de infrações e a gestão do banco de horas, impactando a credibilidade dos dados e a tomada de decisões.
Com a implementação da solução de ponto eletrônico da TOTVS, a Proxxima experimentou uma transformação significativa. Os colaboradores passaram a registrar seus pontos de forma rápida, prática e confiável, com acesso transparente aos dados em tempo real pelo aplicativo conectado ao sistema. A equipe de Departamento Pessoal, antes sobrecarregada com intervenções manuais, agora opera de forma mais fluida e automatizada, garantindo maior precisão nos fechamentos mensais e segurança jurídica nas assinaturas digitais. Além disso, gestores acompanham suas equipes em tempo real pelos dashboards do módulo de people analytics, com relatórios estruturados que permitem decisões mais rápidas e assertivas, especialmente na gestão do banco de horas.
Os resultados da implementação são expressivos: redução na carga de trabalho da equipe de ponto, precisão nos cálculos da folha de pagamento e uma redução de mais de 30% no número de infrações de ponto, minimizando riscos trabalhistas. Houve também uma redução expressiva no custo com horas extras: mesmo com o quadro ampliado para 1288 funcionários, o último ciclo de apuração registrou 11.600 horas positivas. Antes, eram 12.100 horas para 831 colaboradores.
“A mudança mais notável veio dos próprios colaboradores, que agora registram seus pontos com facilidade e confiança, e têm total transparência sobre suas jornadas. Essa nova dinâmica não só melhorou a experiência de todos, mas também fortaleceu a credibilidade do nosso RH e da empresa como um todo. Conseguimos reconstruir a confiança no sistema de gestão de ponto, tornando tudo mais claro, ágil e eficiente, o que é fundamental para o nosso crescimento acelerado”, afirma Katarina Coelho, Gerente de Gente e Gestão da Proxxima.
Além do sistema de ponto eletrônico, a Proxxima também conta em suas operações com o TOTVS RH - Folha de Pagamento integrado ao ERP, e recentemente contratou também outras soluções da TOTVS para gestão do capital humano.
“A Proxxima nos trouxe um desafio de gestão de jornada que é comum em empresas de rápido crescimento. Nosso objetivo foi fornecer uma solução que não apenas resolvesse os problemas de precisão e automação, mas que também promovesse a transparência e a confiança entre a empresa e seus colaboradores. Os resultados alcançados demonstram como a tecnologia otimiza processos complexos, reduz custos e, mais importante, empodera o RH, os gestores e os times”, destaca Robson Campos, diretor de produtos e negócios para RH da TOTVS.
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