A JC2SEC tem reforçado sua atuação em cibersegurança a partir da parceria estratégica com a BitSight, empresa que desenvolveu uma solução para avaliação da postura de segurança das organizações. Criada em 2011, a BitSight introduziu no mercado o conceito de atribuir um score de cibersegurança às empresas, o que permite traduzir riscos técnicos em uma linguagem mais acessível ao nível executivo.

Segundo Carlos Alberto Costa (na foto, à esquerda), CEO da JC2SEC, a solução vem ganhando espaço no Brasil por responder a uma demanda crescente das organizações: a gestão do risco de terceiros. “Quase 40% dos incidentes de segurança têm origem em fornecedores, mas a maior parte dos investimentos ainda é destinada apenas à defesa interna. A BitSight lança luz sobre essa questão e permite o acompanhamento contínuo dos parceiros de negócios”, afirmou.

A consultoria brasileira complementa a tecnologia com uma abordagem consultiva. “Começamos analisando se existe um programa de gerenciamento de risco de fornecedores. Se não existe, ajudamos a montar esse programa com metodologias, banco de questionários e calculadoras de risco. Também executamos as avaliações, porque muitas vezes o cliente não tem estrutura para isso. É uma abordagem completa, com a melhor tecnologia e serviços de sustentação”, explicou Costa.

Marcos Pereira (na foto, à direita), diretor da BitSight para América Latina, Europa, África, Oriente Médio e Índia, ressaltou que a parceria tem sido fundamental para ampliar a presença no mercado brasileiro. “As empresas nem sempre têm o know-how ou os recursos internos para lidar com riscos de forma abrangente. Nós trazemos a tecnologia e a JC2SEC agrega o conhecimento e os serviços profissionais para que os clientes se tornem mais resilientes em 360 graus”, disse.

Além da avaliação de postura e de fornecedores, a BitSight incorporou recentemente capacidades de Cyber Threat Intelligence, com a aquisição de uma empresa israelense. O recurso amplia o monitoramento da deep e da dark web para identificar credenciais vazadas e potenciais vetores de ataque. “Muitas vezes conseguimos detectar um problema antes mesmo de o fornecedor saber, permitindo uma resposta mais ágil e preventiva”, destacou Pereira.

A parceria foi apresentada no Mind The Sec, realizado de 16 a 18 de setembro em São Paulo, onde a JC2SEC demonstrou como a tecnologia da BitSight se integra ao seu portfólio de consultoria em segurança da informação, proteção de dados e privacidade.

Com sede em São Paulo e cerca de 70 consultores especializados, a JC2SEC completa oito anos de atuação no mercado brasileiro e cresce anualmente entre 40% e 50%. “Hoje não basta mais cuidar apenas da própria segurança. É preciso olhar para toda a cadeia de fornecedores, porque qualquer fragilidade pode impactar diretamente o negócio”, resumiu Costa.



Mais Notícias RTI



Provedores do Cariri cearense articulam criação de domínio regional na Internet

Movimento está realizando um abaixo-assinado junto ao NIC.br.

23/09/2025


SA Engenharia apresenta turnkey inteligente para implantação de redes FTTH

Empresa entrega a rede pronta para que o provedor possa realizar as ativações.

23/09/2025


Teletex reforça atuação em cibersegurança no Mind The Sec

Segmento de segurança já representa 37% do faturamento de integradora.

23/09/2025