A francesa Sidel, com subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu a tecnologia de sopro EvoBlow Laser, que utiliza um sistema de aquecimento a laser capaz de operar com até 36 zonas, enquanto as tecnologias convencionais normalmente trabalham com oito. A sopradora é recomendada para linhas de produção de poli(tereftalato de etileno)(PET) virgem e reciclado (R-PET).
A maior área de aquecimento assegura maior precisão térmica e permite fabricar garrafas mais leves e mais resistentes, devido à criação de “anéis estruturais” invisíveis que reforçam o recipiente sem aumentar o consumo de matéria-prima.
O sistema de aquecimento viabiliza a distribuição controlada de material, com a redução de peso em áreas antes inacessíveis, como imediatamente abaixo do gargalo das garrafas, o que confere liberdade de design e sensação tátil mais robusta, sem prejuízo da resistência estrutural.
A sopradora pode ajustar a velocidade de produção em tempo real, mantendo a consistência na qualidade das garrafas mesmo com variações ambientais e climáticas e mudanças nas circunstâncias da linha de produção. De acordo om a fabricante, também simplifica a troca de formatos e designs a partir da mesma pré-forma, otimizando a logística industrial.
A precisão do aquecimento por laser também melhora significativamente o desempenho da moldagem com PET reciclado (R-PET), tornando o processo menos suscetível a variações de matéria-prima e permitindo ajustes instantâneos às propriedades do material.
A tecnologia já passou por testes de campo em colaboração com a Refresco, engarrafadora independente global com unidade brasileira em Tietê (SP).
____________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
____________________________________________________________________________________
Imagem: Sidel
Leia também:
Digitalização auxilia no sopro de materiais sustentáveis
Mais Notícias RTI
Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.
09/09/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.
02/09/2025
A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.
12/08/2025