A belga Syensqo, multinacional da área de materiais oriunda do Grupo Solvay, desenvolveu um novo grade da poliftalamida (PPA) Amodel de grau médico, um polímero de alta performance projetado especialmente para a fabricação de dispositivos avançados de uso único que exigem resistência a altas temperaturas, propriedades isolantes elétricas robustas e biocompatibilidade.

 

A nova PPA é reforçada com fibra de vidro, apresenta ponto de fusão superior a 300 °C e mantém sua resistência mecânica mesmo em temperaturas de até 280 °C.

 

O novo polímero é especialmente indicado para instrumentos eletrocirúrgicos e conjuntos eletrônicos médicos, nos quais as geometrias complexas moldadas por injeção trazem vantagens significativas em comparação com outros materiais. A combinação de alta resistência térmica e propriedades dielétricas a tornam ideal para aplicações médicas restritas a contatos de curta duração, além de atender a requisitos rigorosos de biocompatibilidade.

 

O Amodel® PPA médico está disponível para testes, com lançamento comercial previsto para 2026.

 

 

Saiba mais sobre resinas especiais na seção Aplicações do portal da Plástico Industrial.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Syensqo


 

Leia também:
 

Fabricação de dispositivos médicos mantém expansão

 

Setor de resinas tem recuperação expressiva em 2025


 



Mais Notícias RTI



Engel adquire a Trexel. Um impulso para a injeção de peças mais leves.

O anúncio foi feito pela companhia austríaca durante a feira K, onde também foram divulgados os seus atuais pilares de desenvolvimento tecnológico para o setor de injeção.

29/10/2025


Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Novos catalisadores solucionam dilemas da cadeia do PET

Catalisadores à base de titânio desenvolvidos pela Clariant são mais sustentáveis e farão frente aos desafios da cadeia de suprimentos.

14/10/2025