Um estudo inédito divulgado pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), em parceria com os ministérios da Integração e do Meio Ambiente, aponta que o Brasil precisará investir cerca de R$ 31,3 bilhões para dar o destino correto aos resíduos sólidos gerados no País.
O levantamento, apresentado na abertura da II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL) em Brasília, no último dia 26, também revela que mais de 90 milhões de toneladas de resíduos — incluindo plásticos, vidro, metal, papel, papelão e matéria orgânica — podem ser reciclados anualmente, o que evitaria a emissão de 3,5 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente por ano.
O Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Manejo de Resíduos Sólidos, primeira edição desse tipo de estudo, mapeou 544 agrupamentos envolvendo mais de 3.000 municípios, sugerindo soluções intermunicipais que consideram a faixa ótima de produção e custo do tratamento de resíduos. O estudo destaca que, dado que a maioria dos municípios brasileiros tem menos de 50 mil habitantes, é financeiramente inviável que todos tenham soluções individualizadas, justificando a necessidade de consórcios regionais para gerir os resíduos de modo sustentável, promovendo melhorias ambientais e qualidade de vida.
Baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), o Atlas enfatiza a importância de parcerias público-privadas como forma eficiente para ampliar a reciclagem e o tratamento correto dos resíduos. Com a valorização de mais de 90 milhões de toneladas de resíduos recicláveis por ano, o País pode avançar significativamente na mitigação de impactos ambientais, reduzindo emissão de gases e promovendo um ambiente ecologicamente equilibrado em todo território nacional.
Saiba mais sobre as ações da cadeia de plásticos para reduzir a poluição por resíduos plásticos na seção Sustentabilidade do portal da Plástico Industrial.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Cirsol
Leia também:
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025