A Sabesp transformou seus canais de atendimento e comunicação digitais, assim como as jornadas de pagamento de seus clientes, por meio de uma iniciativa inédita realizada em parceria com a Bemobi, empresa nacional especializada em soluções de pagamentos recorrentes. A ação tem como objetivo proporcionar uma experiência omnicanal integrada, e posicionou a Sabesp como a primeira concessionária de serviços públicos do mundo a permitir o pagamento de faturas diretamente pelo WhatsApp, uma inovação que, em apenas dois meses, gerou mais de 3 milhões de conversas e arrecadou quase R$ 100 milhões.
Os clientes da Sabesp vão poder interagir com a empresa por meio de uma jornada de pagamentos composta por quatro principais canais: WhatsApp, aplicativo móvel Sabesp (que estará disponível até o final do mês de agosto), agência virtual (web) e SmartPOS (maquininha de cartão inteligente). A solução no canal de WhatsApp, viabilizada pela Bemobi Grace, atua como um agente de IA - Inteligência Artificial conversacional, auxiliando os consumidores por meio de comandos de texto, imagem e áudio. Os clientes também podem acessar informações sobre faturas e tarifas, solicitar segunda via de conta, contratar serviços, como pedido de nova ligação e troca de titularidade, comunicar eventuais problemas e até realizar pagamentos pelos demais canais. O app e a agência virtual foram repaginados para atender às demandas da população de São Paulo, enquanto os painéis de pagamento com SmartPOS estarão disponíveis em agências físicas. Para garantir um atendimento mais personalizado, esses canais contam com tecnologias de IA e sistemas avançados de verificação da autenticidade do usuário.
Para o cofundador e CEO da Bemobi, Pedro Ripper, a nova parceria vai transformar a experiência dos consumidores da Sabesp, tornando os processos mais ágeis e eficientes. “Estamos promovendo uma transformação digital em meios de pagamento e uso de IA em tempo recorde. Clientes que antes estavam limitados ao boleto agora podem pagar suas contas em diversos canais digitais, com as mais modernas e atuais formas de pagamento com cartão de crédito à vista ou parcelado, Click-to-Pay, Pix, wallets como Google Pay, Apple Pay entre outros. Essa inovação posiciona a Sabesp no mesmo patamar das melhores empresas nativas digitais do Brasil e do mundo em menos de um ano após sua privatização, melhorando a experiência de pagamentos e atendimento de seus clientes”.
A plataforma white label da Bemobi, além da omnicanalidade, de um agente de IA para auxiliar a comunicação com cliente e dos diversos meios de pagamento, também integra funcionalidades como soluções antifraude, tokenização avançada, cobranças segmentadas por perfil de cliente e aumento de eficiência de 10 a 15 pontos percentuais em comparação aos modelos tradicionais.
“Estamos ampliando os canais de atendimento, mas indo além das opções de pagamento, oferecendo mais agilidade, segurança e autonomia. Agora, cada cliente pode escolher a forma mais conveniente de se relacionar com a Sabesp, com ainda mais transparência e eficiência”, diz Denis Maia, diretor-executivo da Sabesp.
A solução de meios de pagamento fim a fim da Bemobi é usada no modelo white label por 563 empresas, inclusive todas as principais operadoras, empresas de energia e educação, além de 168 provedores de Internet. No primeiro trimestre de 2025, a Bemobi alcançou um volume de pagamentos recorde de mais de R$ 2,4 bilhões.
Mais Notícias RTI
Receita líquida alcança R$ 410 milhões, com destaque para expansão no segmento de telefonia móvel.
22/08/2025
Voltada para infraestruturas de alta exigência, linha oferece soluções em cobre com instalação eficiente e garantia estendida.
22/08/2025
Evento aconteceu no dia 18 de agosto em São Paulo.
22/08/2025