A Bracol, com unidade fabril na cidade paulista de Lins, está utilizando materiais reciclados na fabricação de calçados de segurança. A empresa passou a reciclar poli(cloreto de vinila) (PVC) proveniente de seus processos produtivos em sua fábrica situada no município mencionado acima, e está utilizando também poliuretano (PU) reciclado na fabricação de calçados de segurança em outras unidades.

Os trabalhos que envolvem a reciclagem dos materiais mencionados também são realizados nas fábricas da Bracol situadas em Eldorado (MS) e Castanhal (PA). De acordo com um comunicado à imprensa, em 2024, na unidade fabril de Lins, 100% de resíduos de PVC e de compósitos (mais de 460 mil quilos, sendo 421 mil quilos de PVC e 40 mil quilos de compósitos), e 45% de PU (mais de 332 mil quilos), voltaram para as linhas de produção da empresa.

 

Os resíduos são submetidos a um processo de trituração e reativação, que permite que eles sejam convertidos em poliol reciclado.

 

“O investimento em reaproveitamento reduz custos operacionais, minimiza o envio de resíduos a aterros industriais e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade de forma concreta, dentro da realidade da indústria de base”, comentou Maria Cecília Basilio Ribeiro, engenheira ambiental da Bracol (foto ao lado).

 

As estratégias da Bracol abrangem a busca por certificação da sua atuação como, por exemplo, o selo internacional do Sistema B, voltado para empresas com impacto positivo comprovado, assim como aumentar as exportações para o mercado europeu.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagens: Bracol/Divulgação.


 

Você também pode gostar:

 

Poliol de fonte renovável torna calçados mais resistentes

 

Estudo Sobre o reaproveitamento de Poliuretano Fundido / Termofixo como carga

 

Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado



Mais Notícias RTI



Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025


Setor de resinas tem recuperação expressiva em 2025

Informações divulgadas pela Adirplast apiontam aumento das vendas nos primeiros sete meses deste ano. Empresários e especialista no setor afirmam que crescimento do consumo pode não ser sustentável

02/09/2025


Haitian vai exibir injetoras para aplicações médicas na K

A Zhafir, marca do grupo Haitian, fabricante de máquinas injetoras, está preparando para a feira K a apresentação da série Zeres Medical, com recursos desenvolvidos sob medida para a fabricação de peças para o segmento médico.

02/09/2025