O Metrô de São Paulo, uma das maiores operadoras de transporte metroviário da América Latina, implementou um novo sistema de comunicação por rádio móvel terrestre (LMR) P25 da Motorola Solutions. Isso representa uma melhoria em relação ao sistema analógico anterior e deve aumentar a eficiência operacional e a segurança dos cerca de 3 milhões de passageiros que trafegam pela rede todos os dias.

Esta nova solução de rádio móvel terrestre digital proporciona cobertura uniforme e confiável, essencial para uma resposta mais rápida a incidentes, melhor coordenação operacional e segurança para os passageiros e profissionais. De acordo com a operadora, esta infraestrutura crítica também é projetada para dar suporte para futuras expansões de linhas.

O novo sistema de rádio interliga as comunicações entre as três principais linhas do metrô de São Paulo: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Ele oferece maior capacidade de canal e uso mais eficiente do espectro de radiofrequências para atender aos requisitos de segurança e operação do ambiente altamente complexo. A solução inclui mais de 3 mil rádios de missão crítica da Motorola Solutions, com recursos de criptografia, chamadas de emergência em grupo com priorização de canais de voz, além de comunicação clara e contínua em áreas subterrâneas onde altos níveis de interferência são comuns.

“Investir em comunicações confiáveis é fundamental para a eficiência operacional e a prestação de um serviço seguro e contínuo”, diz Elton Borgonovo, vice-presidente de MSSSI da Motorola Solutions para a região da América Latina e Caribe.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026