Hellen Souza, da redação

 

Os preparativos para a K, o maior encontro mundial do setor de plásticos, estão em sua reta final e já permitem traçar um mapa das tendências para os próximos anos, tanto em termos de desenvolvimento tecnológico quanto estratégicos.

 

A feira acontece entre 8 e 15 de outubro, em Dusseldorf (Alemanha), tendo como tema “The power of plastics! Green – Smart – Responsible”, que reflete a resposta do segmento para os atuais desafios envolvendo instabilidade político-econômica, a crise de credibilidade junto aos consumidores e a urgência de engajamento em ações de economia circular, sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

 

Nos 177 mil metros quadrados em que estão dispostos 18 pavilhões de exposição estarão reunidos mais de 3.100 expositores de 63 países, incluindo 14 empresas brasileiras.

Durante a K Preview, série de conferências para a imprensa, realizada no mês de junho em Dusseldorf, os seus organizadores falaram dos principais desafios que a cadeia produtiva do setor enfrenta atualmente e sobre como eles ditam os novos desenvolvimentos tecnológicos e as estratégias das empresas nos próximos anos.

 

Ulrich Reifenhauser (foto), membro do comitê de expositores da K, enfatizou o quanto o cenário internacional conturbado por guerras abala o ambiente de negócios, apesar de o desempenho da indústria de plásticos na Alemanha em 2025 estar sendo melhor do que o observado em 2024, tanto em volume de máquinas quanto em produtos comercializados. O executivo falou sobre a queda de demanda da indústria automobilística nos últimos anos, cuja recuperação está começando agora, mesmo diante de incertezas com relação à política tarifária dos Estados Unidos e aos conflitos regionais no Oriente Médio e na Ucrânia, ainda não resolvidos.

 

O setor também se vê às voltas com a rejeição por parte do consumidor final e com a edição de medidas legais de regulamentação do uso dos materiais plásticos, especialmente para os itens de uso único.

 

Como ações para combater as incertezas do mercado, foi destacada a necessidade de as empresas se informarem sobre o que os seus pares estão fazendo para contornar obstáculos que são comuns a todos. A redução da burocracia para pequenas e médias empresas interessadas em investir em sustentabilidade e a necessidade de contornar os custos de energia que são hoje um fator crítico também são preocupações recorrentes.

 

Reifenhauser destacou também a característica global da indústria de plásticos, o que a torna sensível às oscilações da política tarifária dos Estados Unidos, ressaltando a urgência do destravamento de acordos internacionais entre blocos como União Europeia e Mercosul, por exemplo, que poderá acelerar negócios entre os países envolvidos.

 

 

Atrações da feira refletem os desafios

 

As ações concretas para contornar esses obstáculos vão nortear o posicionamento das empresas expositoras da feira neste ano, envolvendo especialmente economia circular e a digitalização de processos como facilitadora das operações de controle e uso racional de recursos.

 

Como programação paralela, a organização da feira prepara projetos especiais como o “Plastics shape the future”, uma série de conferências ao longo de sete dias de evento, tratando de novas tecnologias e materiais, assim como paineis sobre política, carreira e novas empresas.

 

O Fórum da VDMA, a Associação Alemã de Fabricante de Máquinas e Equipamentos, vai reunir dez empresas associadas mostrando como a tecnologia torna viável ações de circularidade no setor. Um espaço para o segmento de elastômeros, denominado “Rubberstreet”; uma área para novas empresas (Start-up Zone); espaço para as universidades (Science Campus); uma área para novos talentos (Young Talents Lounge) e a seção Women in Plastics, destacando a atuação de mulheres no setor, complementam a programação.

 

A Messe Dusseldorf já abriu a venda de ingressos para a K 2025, Os tickets eletrônicos podem ser impressos ou armazenados em smartphones para exibição na entrada do evento.

 

A organização divulgou também o aplicativo K-App, assim como o organizador pessoal MyOrganizer, que pode ser utilizado pelos visitantes para planejar o seu percurso pela exposição. A ferramenta pode ser usada com login pessoal em dispositivos como smartphones ou computadores pessoais, permitindo selecionar expositores e traçar o percurso de acordo com os interesses do visitante.

 

Acompanhe as atualizações semanais sobre a Feira K no hub de conteúdo K 2025 no portal da Plástico Industrial.

 

________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________

 

Imagens: Messe Düsseldorf/Constanze Tillmann

Leia também:

 

Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

 

Composto polimérico vai substituir titânio em aeronave

 



Mais Notícias RTI



Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025


Setor de resinas tem recuperação expressiva em 2025

Informações divulgadas pela Adirplast apiontam aumento das vendas nos primeiros sete meses deste ano. Empresários e especialista no setor afirmam que crescimento do consumo pode não ser sustentável

02/09/2025


Haitian vai exibir injetoras para aplicações médicas na K

A Zhafir, marca do grupo Haitian, fabricante de máquinas injetoras, está preparando para a feira K a apresentação da série Zeres Medical, com recursos desenvolvidos sob medida para a fabricação de peças para o segmento médico.

02/09/2025