Ávato Tecnologia implementou uma solução de rede LTE privada para a Salinas Gold Mineração, mineradora de ouro localizada na cidade de Nossa Senhora do Livramento, MT, levando conectividade de alta disponibilidade a uma área até então sem cobertura de celular convencional. A entrega foi realizada em parceria técnica com a Venko Networks, utilizando tecnologia Nokia.
Localizada em uma região remota e de difícil acesso, a mina enfrentava desafios operacionais por conta da ausência total de sinal de operadoras móveis. Com a nova rede privada 4G, os colaboradores passaram a contar com comunicação confiável e contínua, essencial para a operação de campo.
A rede LTE está sendo utilizada para aplicações críticas de comunicação e monitoramento, incluindo o uso de tablets embarcados nos caminhões, possibilitando o rastreamento, controle de produção e acesso a sistemas em tempo real diretamente das frentes de trabalho.
“Com a solução da Ávato, ampliamos significativamente a conectividade em toda a área operacional da mina. Hoje, nossa equipe consegue trabalhar com comunicação constante e acesso a dados em tempo real. Além disso, aprimoramos o sistema de telemetria, garantindo informações instantâneas que fortalecem o controle, a segurança e a eficiência das operações”, afirma Fernando Silva, coordenador de TI da Salinas Gold.
A rápida implementação da solução permitiu que a Salinas Gold aproveitasse a conectividade para maximizar a produtividade e o controle logístico da mineradora em tempo reduzido, do projeto à operação, gerando ganhos econômicos e operacionais importantes.
Os benefícios esperados vão além dessa primeira fase, com possibilidades de avanços em tecnologias de precisão, monitoramento e novas formas de utilização de equipamentos, todas apoiadas na base de conectividade instalada.
Mais Notícias RTI
Norte‑americana RT‑One escolheu Uberlândia para instalar o primeiro data center especializado em Inteligência Artificial do Sudeste.
14/07/2025
Projeto de Lei foi aprovado no dia 8 de julho.
14/07/2025
Com investimento de R$ 300 milhões, empreendimento fará parte de complexo tecnológico de 40 mil m2 na Grande São Paulo.
14/07/2025