A KHS, sediada em Hamburgo (Alemanha), finalizou o projeto de uma das garrafas PET mais leves do mundo para bebidas não gaseificadas. Ela leva o nome de Factor 101 e foi desenvolvida em estreita colaboração com a Husky, fornecedora canadense de equipamentos e serviços de tecnologia para processos de sopro de poli(tereftalato de etileno (PET).

 

O novo recipiente utiliza apenas 5,89 gramas de material para armazenar 591 mililitros de produto o equivalente 20 onças, normalmente adotado nos Estados Unidos). Comparado às garrafas leves atualmente em uso naquele país, que normalmente pesam 7 gramas, usa-se quase 30% menos material, que pode ser proveniente de reciclagem.

 

O foi apresentado na feira Drinktec de 2017, como um estudo de viabilidade que resultaria em uma garrafa pesando aproximadamente 5 gramas e com capacidade de 500 ml. Aprimoramentos foram feitos desde então, como explicou Fabian Osterhold, designer de embalagens da KHS. "A compatibilidade da linha com a alta capacidade de até 90 mil garrafas por hora é um desafio fundamental. Os principais problemas são o transporte, a rotulagem e a embalagem secundária. No túnel de encolhimento, por exemplo, atenção especial deve ser dada ao ombro da garrafa – e a garrafa, naturalmente, não deve tombar durante o transporte."

 

Para aumentar a estabilidade, o design do ombro da Factor 101 foi modificado (imagem à esquerda) e o corpo da garrafa foi reforçado com uma cinta funcional. Além disso, Osterhold e sua equipe desenvolveram uma base com efeito pop-in. Nela, a base se expande para dentro até certo ponto quando uma carga superior é aplicada, aumentando a pressão interna e, consequentemente, a estabilidade do recipiente.

 

Isso resulta em uma carga máxima de mais de 220 Newtons, um limite comum na indústria de garrafas. "O design da pré-forma também precisou ser aprimorado", enfatizou Osterhold, apontando que por essa razão a KHS uniu forças com os especialistas da Husky.

 

Tecnicamente falando, a relação entre comprimento e a espessura da parede é particularmente relevante para a moldagem por injeção. Nesse contexto, a KHS abordou as especificações e viabilidades do projeto da máquina de moldagem por sopro e estiramento e da garrafa, enquanto a Husky realizou as modificações necessárias na pré-forma.

 

A Factor 101 foi apresentada ao vivo pela primeira vez pela Husky na NPE 2024, em Orlando, Flórida (EUA) e sua extrema leveza despertou grande interesse no setor. "A garrafa neste formato é particularmente relevante para envasadoras terceirizadas que operam sob grande pressão de custos", afirmou Osterhold, complementando que os mercados-alvo para a tecnologia são os Estados Unidos, o Oriente Médio e a América do Sul. A tecnologia será apresentada durante a feira K 2025, em outubro próximo.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagens: KHS/Husky

 

 

 

Leia também:

 

Garrafas de fibra terão liners de bioplástico

 

Uma solução compostável para os sachês individuais

 

 

 



Mais Notícias RTI



Produção de embalagens flexíveis segue estável frente aos desafios do cenário econômico

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.

02/09/2025


Plástico de base biológica é usado em embalagem para spray nasal

A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.

12/08/2025


Feira Flexo & Labels atrai empresas de embalagens flexíveis

Evento do setor de flexografia, rótulos e etiquetas registra aumento da participação de fabricantes de embalagens flexíveis.

05/08/2025