A Century, empresa de software e tecnologia da informação, vai começar a construir, ainda neste ano, seu segundo data center em Contagem, MG. O investimento será de R$ 150 milhões, oriundos de recursos próprios, com previsão de início de operações no primeiro semestre de 2026. Ao todo, serão criadas 57 novas vagas de empregos diretos.

O anúncio foi feito no dia 6 de junho, durante o Minas Summit 2025, evento de inovação do estado, realizado em Belo Horizonte.

O segundo data center da Century terá foco em aplicações de IA - Inteligência Artificial, que demandam alto poder de processamento e grande consumo energético. Assim como o primeiro data center, ele manterá a vantagem da proximidade geográfica e a baixa latência na transferência dos dados.

“Minas Gerais se apresenta como o principal destino para investimentos em data center do Brasil. Energia limpa em alta potência e com redundância, conectividade e o segundo maior mercado consumidor do país, são requisitos básicos para essas estruturas. Além disso, o Governo do Estado tem trabalhado com eficiência para entregar a melhor proposta de valor aos investidores desse setor”, destacou o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade.

O vice-presidente da Century, Alonso Gomes, ressaltou ainda que o perfil adotado por Minas tende a atrair startups, que, em colaboração com universidades e centros de pesquisa, contribuirão para o fortalecimento de um ecossistema regional de inovação.

“Atualmente, o setor de tecnologia apresenta uma alta concentração geográfica no eixo Rio-São Paulo. A implantação de infraestrutura robusta em Minas representa uma oportunidade concreta de descentralização tecnológica e promoção do desenvolvimento regional”, completou.

Em operação há quase três décadas, a Century ampliou sua rede de 2019 para cá, interligando Minas, São Paulo e Rio de Janeiro por meio de rede óptica própria com tecnologia DWDM. Em 2020, iniciou o projeto de construção de um dos maiores data centers de Minas, que entrou em operação no final de 2022.

“Processamento de dados e inteligência artificial estão entre as grandes demandas em termos de tecnologia atualmente. E hoje, isso tudo faz parte da realidade de Minas, com diversos empreendimentos que garantem também a retenção dos nossos talentos com oportunidades qualificadas”, disse Bruno Araújo, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico.

Foto: Divulgação/Invest Minas



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025