Para destacar-se em um mercado competitivo e atender com excelência as regiões central e oceânica de Niterói, RJ, o provedor de Internet Leste Telecom modernizou a infraestrutura de rede e ampliou sua capacidade. Para isso, contou com o apoio da distribuidora WDC, a qual proveu o suporte para aquisição de equipamentos Nokia e para a viabilidade do projeto Leste Ultra de ultravelocidade, baseado na atualização da rede para XGS-PON, com velocidades de conexão de 2,5 até 10 Gbit/s.

O principal diferencial do projeto Leste Ultra é suportar grandes volumes de dados simultaneamente, garantindo uma experiência sem interrupções mesmo em horários de pico, entregando bandas de forma síncrona tanto no upload quanto download. Isso permite atender a clientes B2C que lidam com streaming em 8K e cloud gaming, aos clientes B2B e seu crescente uso de aplicações em nuvem.

De acordo com Sandro Rinaldo, CEO da Leste Telecom, o primeiro desafio deste projeto foi viabilizar a tecnologia nova dentro do padrão de rede já existente, para não ter que construir em paralelo. A Nokia possui um chassi híbrido, no qual é possível trabalhar tanto com topologia GPON quanto XGS-PON, a qual permite aproveitar até a fibra óptica já existente. “A eficiência dessa infraestrutura nos proporcionou uma redução nos custos de manutenção e expansão da rede, ao mesmo tempo em que manteve o nível de serviço elevado”, diz o CEO da Leste Telecom.

Segundo ele, a relação de parceria com a WDC Networks existe há mais de duas décadas. “A colaboração entre as equipes da WDC e Nokia foi essencial para o sucesso dessa mudança. A qualidade do suporte técnico durante a fase de testes e adaptação do serviço às necessidades locais nos ajudou bastante. O suporte contínuo e infraestrutura de ponta estão sendo cruciais para nos ajudar a alcançar resultados excepcionais no setor de telecomunicações”, afirma.

Para Bruno Rigatieri, diretor-comercial e de marketing da WDC Networks, a transição para a tecnologia XGS-PON foi uma decisão estratégica do provedor para acessar clientes residenciais e corporativos na era do consumo e transmissão de streaming e do forte uso de aplicações em nuvem. “A atualização da infraestrutura possibilitou à Leste Telecom aumentar o número de usuários conectados simultaneamente, mantendo a qualidade da experiência sem prejudicar a estabilidade da rede, mesmo em áreas densamente povoadas. O provedor não agregou apenas velocidade ao seu portfólio, mas sim garantiu a confiabilidade da conexão a seus usuários”, aponta Rigatieri.

A cidade de Niterói é a terceira mais rica e entre as dez mais populosas do estado do Rio de Janeiro, com mais de 500 mil habitantes.  A Leste Telecom tem mais 70 mil assinantes em outros seis municípios fluminenses.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025