Em um cenário desafiador para a indústria nacional, a Fibracem, fabricante especializada no mercado brasileiro de comunicação óptica, iniciou o ano de 2025 com resultados positivos. A companhia registrou um crescimento de 10% no faturamento no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2024.

Segundo a CEO da Fibracem, Carina Bitencourt, o bom momento da companhia a coloca na contramão da maior parte das empresas do setor de telecom, reflexo de uma aposta cada vez mais orientada à inovação, proximidade com o cliente e agilidade para atender às demandas específicas do mercado. “Temos buscado oferecer soluções cada vez mais personalizadas, além de uma diversidade grande de produtos e, sobretudo, um cuidado especial com os nossos clientes. Isso tem feito a diferença em um momento em que muitas empresas têm enfrentado dificuldades para avançar”, diz.

Ainda segundo a executiva, um dos fatores cruciais para o desempenho positivo e considerável foi o trabalho conjunto com outras companhias, como a Huber+Suhner, Vertiv e Dupont, o que permitiu impulsionar ainda mais a competitividade da fabricante e que vem refletindo diretamente tanto no aumento da receita, quanto na capacidade produtiva.

“Essas parcerias, aliadas a uma demanda crescente por infraestruturas de rede robustas e seguras para ambientes corporativos, contribuíram para que a empresa conseguisse capitalizar oportunidades mesmo diante de um ambiente macroeconômico mais conservador”, ressalta Carina.

A fabricante cresceu, na mesma proporção (cerca de 13%), em sua produção industrial. O destaque do crescimento industrial veio de setores responsáveis pela fabricação de itens direcionados para os mercados corporativo e de data center, mais especificamente na linha de produtos como racks e cordões, que ganhou relevância no portfólio da empresa nos últimos anos.

“Esse movimento também reflete uma tendência de transformação digital em diversos setores da economia, o que tem exigido investimentos em conectividade por parte das empresas, mesmo que em um ritmo menos acelerado nos últimos dois anos”, analisa o COO da Fibracem, Eryck El-Jaick.

A expectativa, segundo Carina Bitencourt, é de que o ano de 2025 seja um pontapé para uma virada positiva do setor. Ela acredita que confiança pode ser sustentada por sinais crescentes de investimentos em agendas de transformação digital, expansão da cobertura de Internet de alta velocidade e novos projetos públicos e privados ligados à conectividade. Para ela, a perspectiva é que esses fatores gerem um ambiente mais saudável para empresas do segmento, promovendo o reaquecimento da demanda por equipamentos, soluções e serviços técnicos especializados. “Estamos otimistas de que 2025 será um ano de forte retomada em telecom. Há uma projeção de reativação dos investimentos no setor e avanços em infraestrutura de rede, especialmente com novas tecnologias se consolidando no mercado”, finaliza Carina.



Mais Notícias RTI




IX.br bate recorde histórico de tráfego agregado

Pico foi de 40,26 Tbit/s.

28/04/2025


Prysmian desenvolve sistema de gerenciamento inteligente para bobinas de cabos

Tecnologia integra informações em tempo real sobre localização, armazenamento, temperatura e consumo de cabos.

28/04/2025