A tá telecom, operadora móvel virtual (MVNO) criada pelos provedores de Internet, em operação desde dezembro de 2022, está lançando um chip que será embarcado nas CPEs de fibra óptica, permitindo que, em caso de falha do circuito principal, a ONU alterne automaticamente para uma rede wireless, seja 4G ou 5G. O provedor notifica o usuário da interrupção e ativa a comunicação via SIM card, garantindo conectividade contínua. Durante o período de reparo da rede FTTH, a banda larga opera por meio da mobilidade, sendo uma solução indicada para aplicações críticas como farmácias, lotéricas e pequenos estabelecimentos comerciais que dependem da Internet para emitir notas fiscais.
“Esta é uma verdadeira convergência fixo-móvel, pois integra os serviços de forma funcional e eficiente, diferente da tradicional convergência limitada apenas à oferta de produtos na mesma fatura”, afirma o CEO Rudinei Gerhart.
O modelo de negócio funciona de maneira semelhante ao de um seguro, em que o cliente paga uma taxa mensal para manter o SIM card habilitado e utilizá-lo quando necessário. Este conceito tem sido bem aceito no mercado, especialmente por ajudar os provedores a cumprir SLAs de reparo e reduzir o churn. O CPE inteligente que realiza o roteamento automático para garantir conexão contínua, mantendo todos os equipamentos conectados e operacionais, está em fase de homologação e em breve será comercializado.
A operadora também está inovando no gerenciamento de Wi-Fi em ambientes públicos por meio de uma plataforma que administra os CPEs. O serviço inclui hotspots instalados em locais como rodoviárias, aeroportos, shopping centers e universidades. Os usuários fazem check-in para acessar a Internet, respondendo a uma pesquisa sobre a qualidade de conexão, o que gera leads para os provedores locais. Esse modelo busca melhorar as interações entre os provedores e seus clientes.
A tá telecom trabalha ainda com redes privativas, possibilitando a construção de extensões da rede TIM para atender a condomínios industriais com tecnologia 4G e 5G. Uma nova plataforma automatiza o processo de comutação, permitindo que o provedor opere na rede pública da TIM e em áreas específicas com sua própria rede, criando um diferencial competitivo na região.
Por fim, uma outra novidade é o serviço de roaming internacional nos principais países do mundo. “O processo de ativação é bastante prático: o usuário acessa o site, escolhe o país, o plano e o número de dias desejados. Em seguida, recebe um e-SIM automaticamente via WhatsApp ou e-mail e pode ativar o serviço assim que chegar ao destino”, diz o CEO. Segundo ele, a tá telecom como uma das únicas empresas a oferecer este tipo de serviço.
Presente em 1600 localidades, a tá telecom dobrou sua base de provedores e planeja continuar expandindo em 2025, com a expectativa de alcançar cerca de 300 provedores até o final do ano. Em 2024, a operadora encerrou o ano com mais de 100 mil assinantes móveis, demonstrando o potencial de integração e crescimento ao incluir telefonia móvel no portfólio de serviços.
Mais Notícias RTI
Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.
22/04/2025
Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.
21/04/2025
Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.
22/04/2025