O e-book 11 perguntas e respostas fundamentais sobre reciclagem de plástico, publicado recentemente, é resultado de uma parceria entre a Polen – plataforma on-line de compra e venda de resíduos – e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). O livro é redigido em formato de entrevista em que Ricardo Jamil Hajaj, coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos, responde às principais dúvidas que ambas as instituições compilaram ao tratar diretamente com recicladores de plástico. A obra foi desenvolvida a partir da preocupação das instituições com a capacitação do setor do plástico frente à disseminação do tema reciclagem e aos desafios e oportunidades encontradas nesse ramo.

 

Dentre os assuntos abordados estão: as classificações dos resíduos plásticos, quais contaminantes dificultam a reciclagem, como avaliar a qualidade dos resíduos, otimização no processo de triagem, tipos de reciclagem, custo-benefício de máquinas, como reduzir custos de operação, bem como uma avaliação do cenário atual e previsão sobre o futuro do material. O e-book educativo contém 45 páginas e seu download pode ser feito gratuitamente por meio do blog da Polen.

 

#ebook #reciclagemdeplastico #duvidas



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025