No Colégio São Luís, em São Paulo, o ano letivo de 2020 começou em novas instalações, construídas com o objetivo de oferecer a seus mais de 2200 alunos moderna infraestrutura e tecnologia de ensino. As 68 salas de aula são equipadas com projetores interativos, que facilitam a apresentação de conteúdos multimídia e tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes.

Para dar suporte a esses recursos e à demanda de comunicação de sua nova sede, o Colégio São Luís adotou a solução Laserway da Furukawa, que utiliza tecnologia 100% óptica. “Trata-se de uma solução inovadora no segmento de educação, que atende aos requisitos do colégio no sentido de dispor de uma rede de alta performance e com boa relação custo/benefício”, afirma Candido Rodrigues, gerente comercial da Engemon, solution provider Furukawa responsável por esse projeto.

Implantado em pouco mais de oito meses, o projeto envolveu o uso de backbone com cabos de fibra óptica pré-conectorizados, o que dispensou a necessidade de fusão de fibras e deu mais agilidade ao trabalho, permitindo o cumprimento do rígido cronograma da obra. Além disso, Rodrigues destaca como benefícios da implantação da Laserway a redução na instalação de infraestrutura de eletrocalhas e tubulações, a menor ocupação de espaços propiciada pelo uso de racks de tamanho reduzido e, ainda, a facilidade de integração com todos os sistemas de dados, CFTV e controle de acesso.

Para Wilson Martins, gerente de Tecnologia da Informação do Colégio São Luís, a redução de infraestrutura, de salas de equipamentos e a menor quantidade de cabeamento foram ganhos importantes obtidos com o projeto. A solução óptica vem atendendo todas as aplicações que passam pela rede de comunicação, tanto cabeada como Wi-Fi. São aproximadamente 450 pontos de rede e cerca de 2 mil usuários conectados. “Hoje temos uma rede com menor latência, menos interferência e gerenciamento centralizado”, ressalta Martins.

Renato Laurato, diretor acadêmico da instituição de ensino, observa que a velocidade de conexão com a Internet tem importância fundamental para a realização das atividades educacionais, seja no modelo presencial ou no modelo híbrido. “Esse modelo híbrido exige que a apresentação do professor, oral e escrita, chegue com boa qualidade até os alunos que estão acompanhando as atividades”, afirma. “Assim, é essencial garantir a conexão e a boa qualidade do sinal de Internet, uma vez que essas atividades são organizadas via notebook conectado ao projetor interativo”, acrescenta.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024