O Grupo SIG, fabricante de embalagens com matriz na Suíça e subsidiária brasileira em Vinhedo (SP), divulgou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas pelo Instituto Recicleiros e a startup so+ma em 2024.

A startup e o instituto são entidades que atuam em frentes de trabalho patrocinadas pela SIG, e fazendo um recorte do volume de materiais recicláveis recolhido por cada uma delas no ano passado, foram coletadas 288 toneladas e 7,2 mil toneladas, respectivamente.


O levantamento realizado pelas partes envolvidas também mostrou que houve aumento do montante de resíduos coletados entre 2023 e 2024, sendo percebido pelo Instituto Recicleiros um acréscimo de 64%, ao passo que a so+ma observou aumento de 31%. No que se refere à atuação das entidades no período analisado, o instituto realizou a coleta em 14 municípios e a startup o fez em quatro cidades do Estado do Paraná. 

 

Os trabalhos conduzidos pelas instituições abrangem programas de incentivo ao descarte correto de resíduos, implementação de postos de coleta seletiva de materiais que serão destinados à reciclagem em parceria com prefeituras de diversos municípios e troca de materiais recicláveis por pontos que são convertidos em descontos na compra de produtos em comércios locais, entre outras ações.


“Acreditamos que patrocinar iniciativas inovadoras é essencial para transformar hábitos, incentivar a reciclagem e garantir dignidade aos trabalhadores que fazem parte dessa jornada sustentável”, comentou Isabela de Marchi, gerente de sustentabilidade da SIG na América do Sul.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagens: SIG, Instituto Recicleiros, so+ma.

 

Continue acompanhando as notícias sobre reciclagem de plásticos:

 

Plastic Bank contabiliza 350 milhões de garrafas plásticas coletadas

 

Uma barbearia montada com blocos de PP reciclado

 

#SIG #InstitutoRecicleiros #so+ma #PI



Mais Notícias RTI



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025