O projeto Reclaim do Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico –, situado na Espanha, tornou realidade a construção de uma célula de reciclagem portátil que conta com robôs e inteligência artificial (IA) para realizar a triagem de resíduos.
A unidade pode ser instalada em parques fabris onde são processados materiais plásticos, de maneira a facilitar a triagem de resíduos que serão reciclados e convertidos em matéria-prima, e também em locais remotos ou em eventos, por exemplo.
Visão externa e interna da unidade de reciclagem portátil desenvolvida pelo Aimplas. Imagens: Aimplas/Divulgação
Os robôs são programados para manipular resíduos como garrafas plásticas e embalagens para alimentos, além de latas de alumínio e embalagens de papel, os quais são classificados de acordo com sua composição por um sistema de visão computacional alimentado com dados provenientes de processos de triagem e gerenciado por inteligência artificial, que garante a precisão da triagem. O sistema faz a identificação de materiais e cores, em rótulos ou etiquetas, por exemplo, por radiação eletromagnética em infravermelho.
O objetivo do projeto é oferecer uma unidade robotizada modular de triagem de materiais que atenda à demanda da indústria de transformação de plásticos, e, inclusive, de cooperativas de reciclagem, bem como de outros setores que pretendem executar ações alinhadas com os conceitos de sustentabilidade e em conformidade com a economia circular.
Um vídeo que mostra como funciona uma célula de reciclagem do projeto Reclaim pode ser visto a seguir.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Você também pode gostar:
Contêiner móvel é usado na triagem de plásticos coletados em rios
Plástico Brasil 2025 promoverá a sustentabilidade dentro e fora da indústria
Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.
#Aimplas #Reclaim #PlásticoIndustrial
Mais Notícias RTI
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025