A operadora aeroportuária Aena anunciou investimentos em data centers no Brasil com o objetivo de modernizar a infraestrutura tecnológica de 10 aeroportos, localizados em três estados. Os aeroportos beneficiados incluem os de Montes Claros, Uberlândia (foto) e Uberaba, MG; Santarém, Marabá, Altamira e Carajás, PA; Ponta Porã, Corumbá e Campo Grande, MS.
A Trusted Data, de Campinas, SP, foi a empresa escolhida para desenvolver o design, implementação, manutenção e monitoramento dos data centers, que serão gerenciados por um NOC - Centro de Operações de Rede 24 x 7.
Segundo Lucas Picão, coordenador de Infraestrutura TIC da Aena, será adotada solução modular Smart Edge Micro Data Centers, pela facilidade de implementação em um ambiente altamente controlado e em operação contínua. “A solução permite escalonar e integrar as tecnologias necessárias sem interromper as atividades dos aeroportos. Essa flexibilidade foi decisiva em nosso processo de escolha, considerando o dinamismo do setor”, destaca.
Já René Amaral, executivo sênior de Vendas da Trusted Data, ressalta o desafio de implementar 10 data centers simultaneamente. “A complexidade de operar em aeroportos em pleno funcionamento exige planejamento rigoroso. Nosso maior desafio foi garantir que as operações não fossem impactadas”.
A nova infraestrutura trará confiabilidade e eficiência para a operação dos aeroportos, conforme destaca Emerson Thomazini, diretor de TI da Aena. “Isso é fundamental para que possamos iniciar as obras de melhoria sem impacto no ambiente tecnológico e operacional. Com essa modernização, conseguimos assegurar maior resiliência, segurança e disponibilidade dos sistemas críticos, os quais podem impactar diretamente a qualidade dos serviços oferecidos, bem como a experiência dos passageiros e parceiros de negócio”, pontua.
A Aena Brasil é a marca da operação brasileira da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros, responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha. No Brasil desde 2020, a concessionária administra 17 aeroportos, que são responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
Mais Notícias RTI
Há 13,4 GW em pedidos no MME para conexão até 2038 na transmissão e 1,7 GW na distribuição em São Paulo.
01/07/2025
Colaboração prevê a adoção de tecnologias de análise e automação da Anlix para aprimorar a gestão da experiência dos clientes da operadora.
01/07/2025
Mina está localizada em uma região de difícil acesso e sem sinal de operadoras móveis.
01/07/2025