O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) já contribuiu para a coleta e destinação correta de mais de 800 mil toneladas de embalagens para defensivos agrícolas por meio do Sistema Campo Limpo.


O programa, que foi iniciado em 2002, promove o descarte correto e a reciclagem de embalagens usadas para o acondicionamento de defensivos agrícolas, e em 2024 proporcionou o reaproveitamento de 68,5 mil toneladas de embalagens desse tipo.


De acordo com um comunicado do inpEV, no ano passado houve aumento de 27% do volume de embalagens destinadas à reciclagem em comparação ao montante referente ao ano anterior.


Uma das premissas é a conscientização de agricultores e de outros profissionais que atuam em trabalhos no campo para a inutilização, higienização e armazenamento de embalagens em fim de uso.

 

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, comemorou a nova marca: “O resultado reflete o trabalho integrado de todos os elos da cadeia: agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria e poder público. O Sistema Campo Limpo é um dos maiores exemplos globais de sucesso em sustentabilidade, gerando impactos ambientais, sociais e econômicos significativos. Um marco tão significativo é motivo de muito entusiasmo para nós”.

 

 

Planos para 2025

 

As estratégias do inpEV para este ano incluem o aprimoramento do modelo de gestão do programa Sistema Campo Limpo, o que também abrange o estabelecimento de novas parcerias.

 

Conforme informações divulgadas à imprensa, em 2024 os trabalhos relacionados ao programa foram realizados com a colaboração de 411 unidades credenciadas para o recebimento de embalagens para defensivos agrícolas.

 

Outro fator positivo está relacionado aos, conforme denominação do instituto, “recebimentos itinerantes”, ou seja, a entrega de embalagens em locais mais distantes das unidades credenciadas, que diz respeito à contribuição de pequenos produtores rurais.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagem: inpEV/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.

 

Cooperação para a produção de filmes com resina reciclada

 

#inpEV #SistemaCampoLimpo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025